Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Avenida comercial em Istambul fica cheia de flores em homenagem às vítimas do ataque de domingo

Istambul — Milhares de bandeiras turcas e buquês de cravos deixaram a movimentada avenida Istiklal de Istambul em tons de vermelho na segunda-feira, enquanto os cidadãos homenageavam as vítimas do ataque terrorista de domingo.

“Curaremos nossas feridas rapidamente e trabalharemos juntos para continuar a paz em nossa cidade”, disse o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, enquanto visitava lojas e conversava com turistas à tarde.

A movimentada avenida foi atingida por uma explosão na tarde de domingo, matando 6 pessoas e ferindo 81. De acordo com o gabinete do governador, 24 ainda estão sob cuidados médicos e dois estão em estado crítico.

Situada no coração do distrito histórico de Beyoglu, a Avenida Istiklal é um destino atraente para turistas e moradores. No entanto, seu intenso tráfego de pedestres também o torna um alvo vulnerável para tais ataques.

As autoridades turcas confirmaram que a explosão foi um ato de terror, e o suposto agressor foi encontrado umas horas após o início de uma operação massiva.

O Departamento de Polícia de Istambul disse que o suspeito era um cidadão sírio sob as ordens do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e seus descendentes na Síria, as Unidades de Proteção do Povo (YPG). Ambos são listados como organizações terroristas por Türkiye.

A explosão de domingo não foi o único ataque explosivo na avenida em anos recentes. Em 19 de março de 2016, um militante do Estado Islâmico detonou seu colete suicida na rua, matando 5 pessoas e ferindo 36.

Sair da versão mobile