Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Premiê chinês mantém conversações com primeiro-ministro cambojano sobre fortalecimento da cooperação bilateral

Phnom Penh — O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, realizou uma reunião com o primeiro-ministro cambojano, Samdech Techo Hun Sen, nesta quarta-feira sobre o aprofundamento da cooperação mutuamente benéfica.

   Li observou que a China e o Camboja desfrutam de uma profunda amizade tradicional, um alto grau de confiança política mútua e cooperação prática frutífera em vários campos.

   Em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita bem-sucedida ao Camboja. Em 2020, Xi concedeu à rainha-mãe cambojana, Norodom Monineath Sihanouk, a Medalha da Amizade da República Popular da China, disse Li, observando que ambos os eventos marcaram novos capítulos na amizade China-Camboja.

   Lembrando que Hun Sen foi o primeiro líder estrangeiro a visitar a China após o surto repentino da COVID-19, Li disse que tal fato deixou uma profunda impressão sobre o povo chinês, acrescentando que ele está muito feliz por sua primeira viagem ao exterior nos quase três anos durante a pandemia ser para Phnom Penh para participar das reuniões dos líderes do Leste Asiático e fazer uma visita oficial ao Camboja.

   A China parabeniza o Camboja pelo seu novo progresso no desenvolvimento econômico e social, disse Li, acrescentando que a China vê todos os países, independentemente do seu tamanho, como iguais e afirma que todos os países devem observar os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.

   A China apoia o Camboja para que tome um caminho de desenvolvimento que atenda ao seu contexto nacional, desempenhando um papel mais importante nas plataformas internacionais e regionais, disse Li.

   A China está pronta para melhorar a interação e a comunicação de alto nível com o Camboja, apoiar uns aos outros sobre os respectivos interesses essenciais e preocupações principais e promover o desenvolvimento contínuo e sólido da parceria estratégica abrangente China-Camboja de cooperação em benefício de seus povos, disse Li.

   Li destacou que o próximo ano marcará o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, acrescentando que será uma boa oportunidade para os dois países fazerem dos múltiplos eventos sob o Ano da Amizade China-Camboja um sucesso.

   A China está pronta para apoiar o Camboja na promoção da agricultura industrializada e impulsionada pela tecnologia, aumentará importações de produtos agrícolas finos cambojanos, impulsionará grandes projetos e apoiará o Camboja na aceleração da industrialização, disse ele.

   A China também ajudará o Camboja em seus esforços de desminagem e implementará bem os projetos de assistência de construção rodoviária, saúde e abastecimento de água em seus melhores esforços para ajudar o Camboja a melhorar a vida das pessoas, disse Li.

   Os dois países aprofundarão a cooperação em ciência e tecnologia, educação e cultura e aumentarão os voos diretos, disse Li, acrescentando que a China saúda estudantes cambojanos a estudarem na China.

   Salientando que um Camboja estável e próspero tem grande importância para a estabilidade e o desenvolvimento regionais e o crescimento das relações China-ASEAN, Li disse que a China apoia plenamente o Camboja na realização das reuniões de líderes sobre a cooperação do Leste Asiático como atual presidente da ASEAN, apoia firmemente a unidade e a centralidade da ASEAN, apoia a arquitetura de cooperação regional liderada pela ASEAN, bem como um papel maior da ASEAN na promoção da paz e do desenvolvimento internacional e regional.

   Por sua vez, Hun Sen disse que o Camboja e a China são amigos íntimos, e que a amizade bilateral é endossada e apoiada pelo povo cambojano, acrescentando que há muito mais a fazer no avanço da cooperação Camboja-China.

   Observando que o Camboja defende firmemente a política de Uma Só China e apoia a construção da comunidade Camboja-China com um futuro compartilhado, Hun Sen disse que o Camboja trabalhará com a China para realizar comemorações bem-sucedidas no próximo ano pelo 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, melhorar a interação e a cooperação sobre comércio, investimento, agricultura, energia, infraestrutura, saúde pública e intercâmbios interpessoais e culturais, e aprofundar as relações e a cooperação bilaterais.

   O Camboja respeita os princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas sobre a manutenção da soberania e integridade territorial de todos os Estados e está pronto para aumentar a coordenação com a China sob quadros multilaterais para salvaguardar conjuntamente a paz, a estabilidade e o desenvolvimento internacionais e regionais, disse Hun Sen.

   Os dois lados também tiveram uma profunda troca de opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse mútuo.

   Após a reunião, Li e Hun Sen testemunharam conjuntamente a assinatura de mais de 10 documentos de cooperação bilateral sobre agricultura, infraestrutura, educação, medicina tradicional chinesa, alfândega, ciência e tecnologia e resposta climática, entre outros.

   Eles inauguraram a Via Expressa Phnom Penh-Sihanoukville e participaram da cerimônia de entrega de seu projeto de apoio à subsistência. Os dois lados emitirão um comunicado conjunto.

   Antes da reunião, Hun Sen realizou uma grande cerimônia de recepção para Li no Palácio da Paz. Depois que eles entraram no estande de revisão, a banda militar tocou os hinos nacionais dos dois países. Acompanhado por Hun Sen, Li revisou a guarda de honra.

   Na quarta-feira à tarde, Li colocou coroas de flores no Monumento da Independência do Camboja e na Estátua do Rei Pai Norodom Sihanouk.

   Xiao Jie também participou dos eventos.

Sair da versão mobile