Washington D.C. — Os eleitores preocupados ao redor dos Estados Unidos votaram nas eleições de meio de mandato de 2022 na terça-feira em meio ao aumento do partidarismo e da divisão.
Todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes dos EUA estão em disputa, assim como 35 dos 100 assentos no Senado. Além disso, 36 dos 50 estados e três territórios dos EUA estão elegendo governadores. Inúmeras outras eleições estaduais e locais também estão sendo realizadas.
As eleições acontecem no momento em que os Estados Unidos lutam contra a inflação e os altos preços da gasolina, além de preocupações com uma recessão econômica. Outras preocupações importantes para os eleitores incluem aborto, crime, política de armas e imigração, entre outras coisas.
Um eleitor republicano que vive na Virgínia e se identificou apenas como George, disse à Xinhua que está preocupado com a economia dos EUA e criticou os democratas, dizendo que sua agenda afetou negativamente o país.
Para Leinaala Zettlemoyer, uma apoiadora democrata da Pensilvânia, os direitos das mulheres são a questão mais importante para ela durante as eleições de meio de mandato. Ela também expressou preocupação com as divisões na política e na sociedade americana.
Mais de 70% dos eleitores americanos acham que os Estados Unidos estão indo na direção errada, de acordo com a última pesquisa nacional da NBC News, divulgada no domingo, sobre as eleições de meio de mandato de 2022.
A pesquisa também descobriu que um total de 81% dos entrevistados dizem estar “muito” ou “um pouco” insatisfeitos com a economia do país.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que não está nas urnas este ano, postou uma série de tuítes na terça-feira, buscando destacar o que ele considera as conquistas do governo, ao mesmo tempo em que alerta para possíveis esforços republicanos para revogá-las.
O ex-presidente Donald Trump disse a repórteres fora de um local de votação em Palm Beach, na Flórida, que havia votado no governador Ron DeSantis, que busca um segundo mandato.
Trump, que frequentemente insinuou concorrer à Casa Branca novamente em 2024, disse na segunda-feira que faria um “anúncio muito grande” em 15 de novembro em sua propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida.
“Não queremos que nada diminua a importância do amanhã”, disse ele em um comício em Ohio em nome dos candidatos republicanos. “Você entende aquilo.”
De acordo com dados compilados pelo Projeto Eleitoral dos Estados Unidos, quase 46 milhões de cédulas foram depositadas em votação antecipada em todo o país.
“No geral, os Estados Unidos e seus eleitores estão de mau humor”, disse o renomado pesquisador americano John Zogby a repórteres em uma entrevista virtual no mês passado. “Haverá pessoas diferentes culpando pessoas diferentes.”
Atualmente, os democratas controlam ambas as câmaras do Congresso dos EUA por margens estreitas.
De acordo com o FiveThirtyEight, um site americano que se concentra em análise de pesquisas de opinião e política, acredita-se que os republicanos vencerão a Câmara neste ciclo eleitoral, enquanto é “um empate” para o Senado.
“Ainda há uma quantidade considerável de incerteza sobre o Senado”, escreveu o Crystal Ball, de Sabato, um boletim político americano online e um fator de risco eleitoral, em uma análise publicada na segunda-feira. “As corridas no Arizona, Geórgia, Nevada e Pensilvânia podem ser descritas com precisão como bolas ao alto.”
O custo total das eleições estaduais e federais neste ciclo eleitoral está projetado para exceder 16,7 bilhões de dólares, de acordo com uma análise divulgada pela OpenSecrets, um órgão de fiscalização de finanças sem fins lucrativos com sede em Washington, D.C.
“Nenhuma outra eleição de meio de mandato teve tanto dinheiro nos níveis estadual e federal quanto as eleições de 2022”, disse Sheila Krumholz, diretora executiva da OpenSecrets. “Estamos vendo totais recordes gastos em eleições e votos.”