Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cientistas discutem futuro da ciência no Fórum Mundial de Laureados

Shanghai — O 5º Fórum Mundial de Laureados começou no domingo, em Shanghai, reunindo 60 cientistas condecorados, incluindo 27 ganhadores do Prêmio Nobel, em um evento de dois dias realizado de forma híbrida, online e offline.

   Com o tema “Ciência Adiante: Criando um Futuro Brilhante”, o fórum abrigará mais de 20 atividades, com foco em temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e igualdade de gênero no campo científico.

   Na cerimônia de abertura, o Prêmio da Associação Mundial de Laureados (WLA, em inglês) foi concedido a dois cientistas. O Prêmio WLA de 2022 em Ciência da Computação ou Matemática foi para o cientista da computação americano Michael I. Jordan, e o bioquímico alemão Dirk Görlich ganhou o Prêmio WLA de 2022 em Ciência da Vida ou Medicina. Além de uma medalha e certificado, cada um recebeu uma gratificação de 10 milhões de yuans (US$ 1,38 milhão).

   Criado em Shanghai, o Prêmio WLA tem como objetivo reconhecer e apoiar pesquisadores e tecnólogos eminentes em todo o mundo por suas contribuições para a ciência. Foi a primeira vez que a gratificação aconteceu.

   Coorganizado pela WLA e pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, o fórum tem como objetivo construir uma plataforma de diálogo de alto nível para a comunidade científica internacional.

Sair da versão mobile