Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chefe da OTAN pede que Turquia termine processo de ratificação sobre entrada da Finlândia e Suécia na organização

Istambul — Suécia e Finlândia cumpriram suas obrigações com a Turquia e devem ter permissão para entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na quinta-feira.

“É hora de dar as boas-vindas à Finlândia e à Suécia como membros de pleno direito da OTAN”, disse Stoltenberg durante uma entrevista coletiva em Istambul com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

“A adesão dos dois tornará nossa aliança mais forte e a aumentará a segurança do nosso povo”, acrescentou, observando que a Finlândia e a Suécia estão prontas para trabalhar mais estreitamente com a Turquia para combater o terrorismo.

A Turquia, juntamente com a Hungria, ainda não finalizou o processo de ratificação da adesão à OTAN para os dois países nórdicos, apesar de assinar o protocolo inicial em julho.

A Turquia afirmou repetidamente que, antes que o processo possa ser finalizado, a Finlândia e a Suécia devem tomar “medidas concretas” para aliviar as preocupações da Turquia, incluindo a assinatura de protocolos de extradição criminal e a suspensão de sanções relacionadas à indústria de defesa da Turquia.

Stoltenberg pretende acelerar o processo de ratificação pela Turquia durante sua visita de três dias, durante a qual também terá reuniões com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o ministro da Defesa, Hulusi Akar.

No entanto, em resposta às observações de Stoltenberg, Cavusoglu afirmou que os dois países nórdicos não cumpriram todas as suas obrigações e que mais medidas precisam ser tomadas por eles.

“Realmente algumas etapas foram feitas”, disse Cavusoglu. “Mas é impossível afirmar que elas foram totalmente implementadas pelos dois países”.

“Não é nossa intenção bloquear a expansão (da OTAN)”, disse Cavusoglu. “Só queremos ver etapas concretas”.

Sair da versão mobile