Beijing — A taxa de crescimento potencial da China permanecerá em uma faixa razoável, disse Yi Gang, presidente do Banco Popular da China (BPC, banco central do país) nesta quarta-feira.
Apesar de alguns desafios e pressões descendentes, a economia chinesa permaneceu basicamente no caminho certo, indicou Yi na Cúpula de Investimentos de Líderes Financeiros Globais, realizada pela Autoridade Monetária de Hong Kong, via videoconferência.
A política monetária da China permanece flexível para apoiar a economia real, enquanto o mercado financeiro faz uma alocação eficiente de recursos.
O banco central utiliza ferramentas de política monetária estrutural, fornecendo apoio financeiro a áreas-chave como agricultura, pequenas e médias empresas e desenvolvimento verde, apontou ele.
A autoridade também está apoiando investimentos em despesas de capital e infraestrutura, cujo efeito será visto no quarto trimestre.
Graças aos sólidos fundamentos de longo prazo da economia chinesa, a taxa de câmbio do renminbi tem se mantido relativamente estável contra uma cesta de moedas desde o início do ano, de acordo com Yi.
A taxa de câmbio do RMB permanecerá relativamente estável a um nível razoável e apropriado, mantendo seu poder de compra e estabilidade do seu valor.
Para apoiar o desenvolvimento saudável do setor imobiliário, o banco central reduziu as taxas de hipotecas, baixou os pagamentos de entrada e incentivou os bancos a introduzir um programa especial de empréstimos para os desenvolvedores imobiliários, a fim de garantir a conclusão oportuna de projetos imobiliários inacabados.
As vendas e os empréstimos do setor imobiliário tiveram uma melhoria marginal recentemente, disse ele, acrescentando que com a urbanização em curso na China, o mercado imobiliário pode alcançar uma aterrissagem suave.
Hong Kong é e continuará a ser um importante centro financeiro internacional, conectando o mercado continental e internacional, apontou o presidente.
Ele disse que a economia e o sistema financeiro da região têm demonstrado resistência notável, apesar das interrupções nos últimos anos.
Hong Kong tem grande potencial para aprofundar as conexões com o mercado financeiro continental, financiando e investindo sob a Iniciativa do Cinturão e Rota, e os setores de fintech e de financiamento verde, disse Yi.
Para apoiar o desenvolvimento de Hong Kong, o BPC continuará a ajudá-la a manter um ambiente de negócios baseado na lei, aberto, inclusivo e propício e a melhorar seu status como um centro financeiro internacional, acrescentou ele.