Beijing — A demanda global por ouro (excluindo o comércio fora de bolsa) no terceiro trimestre foi 28% maior ante o mesmo período do ano passado, atingindo 1.181 toneladas, informou um relatório nesta terça-feira.
O relatório foi divulgado pelo Conselho Mundial de Ouro, que atribuiu o aumento a uma compra mais forte de consumidores e bancos centrais.
O consumo de joias atingiu 523 toneladas, subindo 10% ano a ano, apesar da deterioração no cenário econômico global, disse o documento.
A demanda de investimento (excluindo o comércio fora de bolsa) no terceiro trimestre registrou uma queda anual de 47%, ficando em 124 toneladas, refletindo o sentimento fraco entre alguns segmentos de investidores.
Os bancos centrais continuaram acumulando o ouro, com compras estimadas em um recorde trimestral de quase 400 toneladas.
A oferta total de ouro aumentou anualmente 1% para 1.215 toneladas. O sexto trimestre consecutivo de crescimento anual na produção de minas foi parcialmente compensado pelos níveis mais baixos de reciclagem.