Beijing — Um Plano de Ação para o Desenvolvimento da Juventude Global e a Semana da Juventude Global pelo Clima foram lançados em Beijing nesta segunda-feira, em uma tentativa de incentivar o seu engajamento na agenda de desenvolvimento global.
Mais de 300 delegados jovens de todo o mundo participaram dos eventos, tanto online quanto offline.
O Plano de Ação para o Desenvolvimento da Juventude Global, iniciado pela Federação Nacional da Juventude da China e pelo comitê organizador do Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude, abrirá acesso a submissões para projetos de desenvolvimento da juventude de todo o mundo, dos quais selecionará 100 submissões e realizará atividades de capacitação e intercâmbio.
“Esperamos que o plano de ação encoraje ainda mais os jovens de todo o mundo a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Iniciativa de Desenvolvimento Global através de suas ações concretas e promova o intercâmbio de experiências e a cooperação internacional no desenvolvimento da juventude”, disse Fu Zhenbang, vice-presidente da Federação Nacional da Juventude da China.
O clima é uma área importante na qual os jovens podem contribuir para o desenvolvimento global. A Semana da Juventude Global pelo Clima, iniciada pela Aliança Global de Universidades sobre o Clima (AGUC), organizará uma série de atividades relacionadas às questões climáticas de todo o mundo.
Trata-se de um mecanismo para traduzir as ações climáticas dos jovens em contribuições mais concretas para o progresso da governança climática global, indicou Yang Bin, presidente do Comitê Executivo da AGUC e vice-presidente da Universidade Tsinghua.
Iniciada pela Universidade Tsinghua, a AGUC é composta por 15 universidades de ponta de nove países.