Lagos — A China Harbour Engineering Company Ltd (CHEC) entregou na segunda-feira o primeiro porto de mar profundo da Nigéria ao governo após a conclusão do enorme projeto marítimo na cidade de Lagos, centro econômico do país.
O porto atenderá às necessidades do desenvolvimento econômico da Nigéria, disse Cui Jianchun, embaixador chinês na Nigéria, em entrevista à Xinhua na cerimônia de entrega realizada em Lagos.
Como um projeto comercial de cooperação tripartida entre China, França e Nigéria, o porto de Lekki é de grande importância para a promoção da cooperação do Cinturão e Rota na África, disse o embaixador.
Construído pela CHEC, o porto de mar profundo de Lekki é o maior porto marítimo da Nigéria e um dos maiores da África Ocidental. A construção do porto começou em junho de 2020 e foi projetada para movimentar 1,2 milhão de contêineres padrão anualmente.
“Este novo porto irá posicionar Lagos como um novo centro logístico marítimo não só na África Ocidental, mas em toda a região da África Central e Ocidental”, disse o Governador do Estado de Lagos Babajide Sanwo-Olu na cerimónia.
O projeto recém-concluído criará quase 200.000 empregos diretos e indiretos na Nigéria nos próximos anos, desbloqueará o potencial econômico do país e aumentará a receita do país, disse ele.
Com a construção do porto de Lekki, a área de Lekki de Lagos tornou-se um lugar quente para investimentos, disse à Xinhua o vice-gerente geral do CHEC, Wu Di, acrescentando que o porto será colocado em operação comercial em breve e está cheio de perspectivas de desenvolvimento.
“Acredito que este maior porto de águas profundas na África Ocidental trará novas oportunidades de desenvolvimento para a Nigéria”, disse ele.