Beijing — Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente chinês, realizou conversações na segunda-feira com Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV).
Os dois lados concordaram em consolidar a amizade tradicional, fortalecer a comunicação estratégica, aumentar a confiança mútua política e gerenciar adequadamente as diferenças de modo a empurrar a parceria cooperativa estratégica abrangente China-Vietnã na nova era para um novo nível.
Xi saudou calorosamente a visita oficial de Trong à China após o 20º Congresso Nacional do PCCh, observando que ele manteve uma comunicação estreita com Trong de várias maneiras e alcançou muitos consensos importantes sobre como orientar o desenvolvimento das relações China-Vietnã nos últimos anos. “Esses consensos foram totalmente implementados e foram alcançados resultados notáveis”, disse ele.
Xi apresentou os principais pontos do 20º Congresso Nacional do PCCh. Ele assinalou que as conquistas históricas feitas na causa do Partido e do país na nova era provam plenamente que o caminho do socialismo com características chinesas está em conformidade com as realidades da China, reflete a vontade do povo chinês e atende às exigências dos tempos.
Saudando as conquistas do lado vietnamita na construção e inovação socialistas, Xi demonstrou que acredita-se que sob a liderança do Comitê Central do PCV liderado pelo secretário-geral Nguyen Phu Trong, o PCV e o governo vietnamita certamente cumprirão os objetivos e tarefas estabelecidos pelo 13º Congresso Nacional do PCV.
Xi disse que, com mudanças aceleradas na situação sem precedentes em um século, o mundo entrou em um novo período de turbulência e transformação. Ele enfatizou que a China, o Vietnã e outros países socialistas conseguiram seguir a tendência dos tempos e explorar um caminho de modernização em linha com suas próprias condições nacionais, e o socialismo está se tornando cada vez mais vigoroso.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do progresso humano é um processo longo e tortuoso, enquanto o desenvolvimento dos países socialistas enfrenta um ambiente internacional muito complicado e graves riscos e desafios, segundo Xi.
Ele instou o PCCh e o PCV que se esforcem pela felicidade do povo e pelo progresso da humanidade, façam todos os esforços para avançar a modernização socialista e nunca permitam que ninguém interfira em seu progresso ou qualquer força abale a base institucional de seu desenvolvimento.
Em termos do desenvolvimento das relações China-Vietnã, Xi enfatizou que os dois lados devem aderir à direção do socialismo. “Para a causa do socialismo e das relações China-Vietnã, aderir à direção política correta é primordial.”
Xi manifestou a esperança de que os dois lados reforcem a comunicação de alto nível e a troca de pontos de vista sobre assuntos importantes relativas às relações bilaterais a tempo.
Ele também pediu a consolidação da base econômica socialista nos dois lados.
A China está disposta a trabalhar com o Vietnã para sinergizar suas estratégias de desenvolvimento, promover a conectividade entre os dois países e aprofundar a cooperação em saúde, desenvolvimento ecológico, economia digital e mudanças climáticas, declarou Xi.
Sob as novas circunstâncias, os dois lados devem concentrar-se no futuro e trabalhar por muito tempo para levar adiante a amizade tradicional de “camaradas e irmãos” alimentada pela geração mais velha de líderes, fortalecer os intercâmbios entre pessoas, aumentar o conhecimento mútuo e a amizade entre as gerações mais jovens dos dois países e aprofundar a cooperação no campo da imprensa e publicidade, a fim de criar uma atmosfera de opinião pública favorável às relações bilaterais, acrescentou.
Xi enfatizou que a China considera a ASEAN como uma prioridade em sua diplomacia de vizinhança e uma região chave na cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade, e valoriza a posição e o papel do Vietnã na ASEAN.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o Vietnã para acelerar de forma conjunta a construção de uma casa pacífica, segura, próspera, bonita e amigável, e para promover a integração econômica regional na Ásia Oriental”, disse ele.
A China também está pronta para trabalhar com a ASEAN para praticar o verdadeiro multilateralismo e regionalismo aberto, tornar a situação regional e a ordem internacional mais pacífica, estável, justa e equitativa e promover ativamente a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, acrescentou Xi.
Trong agradeceu a Xi por convidá-lo a liderar os líderes vietnamitas como a primeira delegação de nível de chefe de Estado a visitar a China após o 20º Congresso Nacional do PCCh. Trong disse que também cumpriu seu compromisso de fazer da China seu primeiro destino no exterior após sua reeleição como secretário-geral do Comitê Central do PCCh.
Em nome do PCV, do governo e do povo do Vietnã, ele estendeu calorosas felicitações ao PCCh, ao governo e ao povo da China pelo sucesso do 20º Congresso Nacional do PCCh, e a Xi por sua reeleição como secretário-geral do Comitê Central do PCCh.
Trong assinalou que concorda plenamente com as importantes propostas de Xi sobre o desenvolvimento das relações entre os dois lados e os dois países. Ele disse que o Vietnã dá grande importância a seus laços com a China e considera o desenvolvimento da cooperação amistosa com a China como uma prioridade máxima em suas políticas externas.
O Vietnã avançará a parceria estratégica de cooperação abrangente com a China com base na política de estabilidade a longo prazo, visão de futuro, boa vizinhança e cooperação abrangente e no espírito de ser bons vizinhos, amigos, camaradas e parceiros, disse ele.
Trong afirmou que o Vietnã segue firmemente a política de Uma Só China, se opõe a qualquer forma de atividades separatistas de “independência de Taiwan” e não desenvolverá quaisquer relações oficiais com Taiwan.
Ele disse que o Vietnã não permitirá que nenhum país estabeleça base militar no Vietnã, ou se junte a qualquer aliança militar, ou use a força contra qualquer país, ou trabalhe com um país para se opor a outro.
Ele disse que o Vietnã está disposto a trabalhar com a China para manter intercâmbios de alto nível para melhorar a compreensão mútua e fortalecer a confiança mútua política, ultilizar o papel estratégico das relações interpartidárias e aprofundar os intercâmbios teóricos.
Ele pediu o aproveitamento do mecanismo de cooperação existente entre os dois países para promover a sinergia da Iniciativa do Cinturão e Rota com o “Dois Corredores, Um Cinturão Econômico” e produzir uma cooperação econômica mais frutífera.
Ele pediu a manutenção de intercâmbios interpessoais para aprofundar o apoio público às relações Vietnã-China e manter paz e tranquilidade na fronteira terrestre e paz e estabilidade no mar, para que os assuntos marítimos não afetem o desenvolvimento geral das relações bilaterais.
Trong disse que o 13º Congresso Nacional do PCV e o 20º Congresso Nacional do PCCh marcaram o início de uma nova etapa crítica nas relações bilaterais, e o Vietnã está pronto para trabalhar com a China para impulsionar a amizade bilateral de boa vizinhança e parceria estratégica abrangente de cooperação a um novo patamar.
Após as conversas, os dois líderes testemunharam a assinatura de documentos de cooperação sobre partidos políticos, economia e comércio, proteção ambiental, cultura e turismo, justiça, alfândegas e governos locais.
Antes do encontro, Xi realizou uma cerimônia no Grande Palácio do Povo para receber Trong.
Xi organizou um banquete de boas-vindas para Trong na noite da segunda-feira, e membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi estavam presentes.