O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, venceu no segundo turno das eleições presidenciais realizadas no Brasil no domingo e foi eleito para um mandato de quatro anos, que terá início em 1º de janeiro de 2023.
Lula da Silva foi o vencedor com 50,89%, somando mais de 60 milhões de votos válidos, superando o atual presidente Jair Bolsonaro, que buscava a reeleição e obteve 49,11% do total.
Essa é a menor diferença na definição de disputa presidencial no segundo turno da história brasileira.
Elizabeth Barros de Souza – Eleitora
Eu confio que vai dar certo. Que aconteça o que for melhor para nós, para o Brasil e para todo o mundo. É isso que eu espero.
Em uma eleição polarizada entre duas propostas antagônicas para o futuro da maior economia da América Latina, Lula da Silva venceu por uma margem mais estreita do que o esperado, com o apoio maciço dos eleitores da região nordeste, a mais pobre do país.
Roberta Velasco – Eleitora
Eu quero um país que tenha investimento, que tenha empregos, que tenha qualidade de vida, onde a gente pode contar com um sistema de saúde, contar com segurança pública. Eu quero um país onde eu não seja refém dos bandidos.
Em mensagem aos eleitores, o presidente eleito disse que a primeira tarefa de seu futuro governo será iniciar um processo de pacificação nacional para a reconstrução do país.
Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente eleito
O Brasil é minha causa, o povo é a minha causa e combater a miséria é a razão pela qual eu vou viver até o fim da minha vida. Um grande abraço e que Deus abençoe a nossa jornada a partir de 1º de janeiro.