Jacarta — As empresas chinesas na Indonésia contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da Indonésia, disse a Câmara de Comércio da China na Indonésia em um relatório na sexta-feira.
O relatório sobre a responsabilidade social das empresas chinesas na Indonésia, o primeiro relatório desse tipo baseado em pesquisas de junho de 2020 a junho de 2022, disse que as empresas chinesas participaram ativamente do desenvolvimento econômico e da modernização industrial da Indonésia.
Nos campos da indústria de níquel, economia digital, infraestrutura e novas energias, eles contribuíram para o desenvolvimento econômico da Indonésia introduzindo tecnologias avançadas, fornecendo apoio financeiro e cultivando talentos locais, disse o relatório.
Além disso, as empresas chinesas se envolveram em atividades de bem-estar público e fizeram contribuições para a luta contra a pandemia, desenvolvimento comunitário, alívio de desastres, alívio da pobreza, educação, saúde, cultura e esportes na Indonésia, disse.
Na cerimónia de lançamento, o Ministro Coordenador dos Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, agradeceu às empresas chinesas por cumprirem as suas responsabilidades sociais e contribuírem para o desenvolvimento económico e social da Indonésia.
Nos últimos anos, os dois países sinergizaram a Iniciativa do Cinturão e Rota e o Fulcrum Marítimo Global, e essa cooperação rendeu resultados práticos, disse o ministro.
O embaixador chinês na Indonésia, Lu Kang, disse que o relatório demonstrou ao público indonésio que as empresas chinesas estão cumprindo suas responsabilidades sociais, expressando sua esperança de que o público indonésio possa aprender mais sobre as histórias de empresas chinesas na Indonésia.
A China é o maior parceiro comercial da Indonésia. De acordo com as estatísticas da China, o comércio bilateral ultrapassou 100 bilhões dos EUA. dólares em 2021. A cooperação em investimentos entre os dois países abrange áreas como agricultura, energia, finanças e manufatura.