Mogadíscio — As explosões de dois carros-bomba contra o prédio do Ministério da Educação da Somália no sábado mataram pelo menos 100 pessoas e feriram mais de 300 outras, disse o presidente somali Hassan Sheikh Mohamud no domingo.
Depois de visitar o local do bombardeio no início de domingo, Mohamud disse que as mortes provavelmente aumentariam.
De acordo com a polícia, um veículo cheio de explosivos bateu no prédio do Ministério da Educação localizado em um cruzamento movimentado, seguido de tiros. Mais tarde, outra explosão ocorreu na mesma área.
Vários escritórios do governo, hotéis e restaurantes estão situados perto do local do bombardeio.
Um número não especificado de pessoas, incluindo jornalistas e policiais, estava entre as vítimas, disse Sadiq Dudishe, porta-voz da Força Policial da Somália, mais cedo.
O grupo extremista al-Shabab, ligado à Al-Qaeda, que muitas vezes tem como alvo a capital e controla grande parte do país, reivindicou a responsabilidade.
O presidente Mohamud, que declarou guerra total contra os militantes, prometeu intensificar o ataque contra os terroristas por trás de uma série de ataques na Somália.
O primeiro-ministro da Somália, Hamza Abdi Barre, disse que tal ação da al-Shabab não impedirá o compromisso do governo de erradicar o terrorismo.
As explosões ocorreram quando o presidente somali e os líderes dos estados membros federais, incluindo autoridades de segurança, se reuniam para discutir as operações ofensivas em andamento contra a Al-Shabab.
A Missão de Transição da União Africana na Somália em um comunicado pediu operações militares sustentadas contra os insurgentes para suprimir os ataques terroristas no país.
Estendendo suas condolências às famílias das vítimas, a Missão de Assistência da ONU na Somália twittou que “deseja uma rápida recuperação para os feridos e está resolutamente com todos os somalis contra o terrorismo”.
O ataque ocorreu no mesmo local onde um caminhão cheio de explosivos explodiu em outubro de 2017, matando 587 pessoas, no ataque mais mortífero do país.