Beijing — A economia industrial da China está mostrando sinais mais positivos de recuperação, apesar de uma queda nos lucros nos primeiros nove meses deste ano.
As grandes empresas industriais, cada uma com uma receita anual de negócios de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,79 milhões), tiveram seus lucros caindo 2,3% ano a ano nos primeiros nove meses, para 6,24 trilhões de yuans, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira.
Em setembro, a queda nos lucros das principais empresas industriais diminuiu 6 pontos percentuais ante a taxa observada no mês anterior, mostraram os dados.
As receitas combinadas das empresas industriais registraram um crescimento relativamente rápido durante o período, subindo 8,2% ano a ano, para 100,17 trilhões de yuans.
Destacando a melhoria na estrutura de lucros dos negócios, o estatístico sênior do departamento Zhu Hong observou que o desempenho das empresas industriais está ganhando impulso de recuperação à medida que as políticas pró-crescimento do país entram em vigor.
Um total de 19 das 41 principais indústrias registraram crescimento nos lucros no período de janeiro a setembro. A fabricação de equipamentos voltou a crescer, com um aumento de 0,6% ano a ano, liderado pelo setor de máquinas elétricas, que viu seus lucros subirem 25,3%.
A fabricação de automóveis obteve um crescimento de 47,4% em relação ao ano anterior em setembro, resultado impulsionado pelas cadeias industriais e de suprimentos estáveis e pelo crescimento da produção dos veículos de nova energia, disse Zhu.
Parcialmente devido ao aumento das demandas por eletricidade e ao crescimento mais lento dos preços do carvão, os lucros das empresas de eletricidade subiram 11,4% no período janeiro-setembro, revertendo o declínio que já durava mais de um ano, observou Zhu.
O setor de mineração continuou a testemunhar o aumento dos lucros, impulsionado pelos altos preços das commodities, disse Zhu.
Zhu também apontou que a operação de empresas privadas e pequenas continuou melhorando, com seus lucros subindo 1,5% ano a ano durante o período.
Os dados de quinta-feira também mostraram que o total de ativos das empresas industriais estava em 152,64 trilhões de yuans no final de setembro, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Apesar das mudanças positivas, Zhu ainda alertou sobre os desafios, entre os quais estão custos relativamente altos para empresas e um ambiente externo complexo.
Para consolidar o impulso de recuperação da economia industrial, mais esforços devem ser empregados para reforçar a economia real, coordenar eficientemente a prevenção e o controle de epidemias com o desenvolvimento econômico e social e avançar na implementação de políticas e medidas pró-crescimento, disse Zhu.