Roma — O novo gabinete italiano liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni ganhou um voto de confiança na quarta-feira na câmara alta do parlamento italiano cm uma margem com folga.
A contagem final no Senado foi de 115 votos a favor da confirmação do governo de Meloni, 79 contra e cinco abstenções.
Na terça-feira, o governo teve aprovação fácil na câmara baixa do parlamento, com 235 votos a favor, 154 contra e cinco abstenções.
Os dois votos de confiança são um passo exigido pela Constituição italiana para que um novo governo se torne plenamente operacional.
Meloni, a primeira mulher nesse cargo na Itália, falou ao parlamento antes do voto de confiança na quarta-feira sobre suas metas políticas, incluindo reduzir os altos custos de energia, estimular um crescimento econômico mais forte, continuar apoiando a Ucrânia e fortalecer o cargo de primeira-ministra.
O partido Irmãos da Itália de Meloni foi o mais votado nas eleições gerais de 25 de setembro na Itália, com mais de 26 por cento dos votos. Ela liderou a campanha com seus dois aliados da coalizão, o partido Forza Italia e a Liga, ambos com mais de 8 por cento dos votos.
O novo governo formado por Meloni tomou posse oficialmente no sábado.