Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Novas zonas úmidas construídas podem controlar emissões gasosas, diz estudo

 Beijing — Pesquisadores chineses descobriram que um novo tipo de pantanal construído pode melhorar não apenas a eficiência da purificação da água, mas também controlar as emissões gasosas.

   Os pesquisadores do Instituto Nordeste de Geografia e Agroecologia sob a Academia Chinesa de Ciências combinaram células de combustível microbiano (CCMs) com áreas úmidas construídas (AUCs) com base nos princípios da eletroquímica e da microbiologia.

   Depois disso, eles compararam quantitativamente a eficiência de remoção de poluentes e a emissão de múltiplos gases entre os CCMs-AUCs e os sistemas tradicionais de pântano alimentado em lote (AL-AUCs), de acordo com um artigo publicado na revista Water Research.

   O estudo demonstrou que, em comparação com AL-AUCs, os  CCMs-AUCs podem não apenas gerar energia elétrica e melhorar a eficiência da purificação do esgoto, mas também reduzir as múltiplas emissões de gases, com seus fluxos de CH4, N2O e NH3 sendo reduzidos em 34%, 28% e 52%, respectivamente.

   O estudo também indicou que os fluxos N2O reduzidos em CCMs-AUCs foram impulsionados pela transcrição reduzida do gene nosZ e aumentaram a razão de nosZ/(nirS + nirK). Os fluxos de CH4 reduzidos estavam relacionados com pomA e mcrA.

   Este estudo interpreta o mecanismo de trabalho e a função dos CCMs-AUCs de uma nova perspectiva e fornece uma nova estratégia para remover simultaneamente poluentes e reduzir múltiplas emissões de gases.

Sair da versão mobile