Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

BC do Brasil mantém taxa básica de juros inalterada em 13,75%

Rio de Janeiro — O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) do Brasil decidiu por unanimidade nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano.

Esta foi a segunda reunião consecutiva em que o Copom mantiveram a Selic sem alterações, depois de fechar em setembro o ciclo de ajuste monetário iniciado em março de 2021, quando a taxa estava em 2% ao ano.

Ao divulgar a decisão, o Copom afirmou que ela é “compatível com a estratégia de convergência da inflação em torno ao objetivo no horizonte relevante, que inclui 2023 e 2024”.

“O Comitê permanecerá vigilante, avaliando se a estratégia de manter o tipo de juros básicos durante um período suficientemente prolongado poderá assegurar a convergência da inflação”, ressalta a nota do Copom.

O comunicado afirma ainda que os futuros passos da política monetária podem ser ajustados.

Segundo o Comitê, em seus cenários de inflação, os fatores de risco se mantêm em ambas as direções e disse que não duvidará em reiniciar o ciclo de ajuste se o processo de desinflação não seguir seu curso, como se espera.

A previsão para o índice de inflação deste ano dos analistas financeiros é de fechar este ano em 5,60% e em 4,94% no próximo.

A meta oficial é de uma inflação de 3,50% em 2022 e de 3,25% em 2023, com 1,50 ponto percentual de tolerância em ambos os casos.

Os detalhes da decisão divulgada nesta quarta-feira pelo Copom serão explicados na ata da reunião a ser divulgada no início da próxima semana. 

Sair da versão mobile