Beijing — Uma equipe de pesquisa de uma universidade chinesa estabeleceu um recorde do Guinness para a mais longa duração de voo de um ornitóptero, uma aeronave não tripulada que voa ao bater suas asas mecânicas.
Construída por pesquisadores e estudantes da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Beijing, também conhecida como Universidade Beihang, a máquina parecida com um pássaro voou sem parar por 1 hora e 30 minutos e 4,98 segundos.
Um vídeo divulgado na quinta-feira mostra o voo recorde (carga única) que ocorreu em um espaço aberto em Beijing em 21 de julho.
A universidade divulgou o certificado do Recorde Mundial do Guinness em seu comunicado de imprensa.
Alimentado por bateria de íons de lítio, o drone ornitóptero pesa 1,6 kg, tem envergadura de 2 metros e é capaz de voar a uma velocidade de 10 metros por segundo.
Zhao Longfei, pesquisador associado do Instituto de Pesquisa para Ciência de Fronteira da universidade e membro da equipe de pesquisa, disse que a equipe se candidatou ao desafio do Guinness em outubro de 2021.
As durações de voo anteriores de ornitópteros em todo o mundo eram curtas, a maioria das quais podia durar apenas meia hora, o que estava significativamente atrás de outros tipos de aeronaves convencionais, então o recorde mundial estava desocupado, acrescentou Zhao.
Durante os testes de voo anteriores, a aeronave chinesa voou por apenas 53 minutos. Após a otimização de seu sistema de energia e dinâmica de asa, seu desempenho disparou, atingindo a melhor condição possível para criar o recorde mundial.
Os ornitópteros imitam o voo das asas dos pássaros, morcegos e insetos. Eles têm aplicações potenciais em muitos campos, como exploração de Marte, repelência de pássaros em aeroportos e estudo de aeronaves no espaço próximo, disse Zhao.