Beijing — O relatório do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), aprovado no recém-concluído 20º Congresso Nacional do PCCh, serve como um manifesto político e uma diretriz para a ação para alcançar novas vitórias do socialismo com características chinesas para uma nova era, disse um alto funcionário na segunda-feira.
Jiang Jinquan, diretor do Departamento de Pesquisa de Política do Comitê Central do PCCh, em uma conferência de imprensa realizada em Beijing, disse que é uma cristalização da sabedoria coletiva do PCCh e do povo, nascido de um processo que incorpora a democracia intrapartidária e a democracia popular em todo o processo.
O relatório terá profundas e significativas influências sobre a causa da construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e do avanço da revitalização nacional em todas as frentes, e ajudará a comunidade internacional a entender melhor a filosofia de governo do PCCh, sua abordagem de governança e sua capacidade de governar, disse ele.
ADAPTAÇÃO DO MARXISMO
O relatório tem uma seção especial sobre inovação teórica. Ele elaborou o que o PCCh tem feito e planeja fazer para integrar os princípios básicos do marxismo com as realidades particulares e a bela cultura tradicional da China, disse Sun Yeli, vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCCh, na mesma conferência de imprensa.
O relatório também explicou a visão mundial e a metodologia do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era, disse Sun.
A China se opõe firmemente a outros países que impõem seus próprios modelos de desenvolvimento à China, e nunca “exportará” o modelo chinês ou pedirá a outros países que “copiem” a prática da China, disse Sun.
DESENVOLVIMENTO DE ALTA QUALIDADE
O relatório coloca a “qualidade do desenvolvimento” em uma posição mais proeminente e ressalta o desenvolvimento de alta qualidade em vários aspectos, incluindo economia, sociedade, cultura e ecologia, disse Mu Hong, vice-chefe do Escritório da Comissão Central de Aprofundamento da Reforma e vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, na conferência de imprensa.
Ele confirmou o desenvolvimento de alta qualidade como a prioridade máxima para a construção de um país socialista moderno, e tal confirmação mostra por que a qualidade do desenvolvimento é importante para o quadro geral e a longo prazo, disse Mu.
ESTADO DE DIREITO
Uma seção inteira do relatório é dedicada ao Estado de Direito, refletindo a grande importância que o Comitê Central do PCCh atribui ao assunto, disse Chen Yixin, secretário-geral da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos do Comitê Central do PCCh, na conferência de imprensa.
É uma declaração política do PCCh para avançar a governança baseada na lei em todos os aspectos e um documento programático para o PCCh avançar o Estado de Direito na China, disse Chen.
O relatório fornece uma explicação abrangente do papel, dos requisitos gerais e das tarefas-chave do Estado de Direito, observou Chen.
AUTOGOVERNANÇA PLENA E RIGOROSA DO PARTIDO
O relatório apresentou a ideia de melhorar os sistemas para o exercício da autogovernança plena e rigorosa, marcando um primeiro para um relatório do Congresso Nacional do Partido, disse Tang Fangyu, vice-chefe do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, na conferência de imprensa.
À luz dos grandes riscos e dos graves desafios enfrentados pelo Partido, a autogovernança plena e rigorosa do Partido deve ser exercida de forma holística, sistêmica, contínua e de alto calibre, disse Tang.
Portanto, sistemas bem estruturados, científicos, bem arredondados, unificados e eficientes serão formados para o exercício de autogovernança plena e rigorosa, acrescentou Tang.
AUTORREFORMA DO PARTIDO
O relatório insta todo o Partido a ter em mente que a autogovernança plena e rigorosa é um esforço incessante e que a autorreforma é uma jornada sem fim, disse Wang Jianxin, chefe do departamento de comunicação da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh e da Comissão Nacional de Supervisão, na conferência de imprensa.
Observando as notáveis conquistas da luta anticorrupção na última década, Wang disse que a situação ainda permanece grave e complexa, e a batalha contra a corrupção é feroz e deve ser vencida.
Os planos estratégicos elaborados no relatório devem ser implementados, e um impulso anticorrupção imparável deve ser mantido para garantir que os funcionários não tenham a audácia, oportunidade ou desejo de se tornarem corruptos, disse Wang.