Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

(Congresso do PCCh) Congresso nacional do PCCh levará China mais perto da revitalização, diz embaixador do Paquistão

Beijing — O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) promoverá o desenvolvimento de alta qualidade do país e o deixará mais perto da grande revitalização da nação chinesa, disse em entrevista à Xinhua o embaixador paquistanês na China, Moin ul Haque.

O comentário foi feito durante a realização do congresso nacional quinquenal do PCCh em Beijing. Como embaixador, Haque visitou Xinjiang, Hubei, Shandong e outros lugares para conhecer o desenvolvimento e as mudanças nas áreas urbanas e rurais, indústria e agricultura, ciência e tecnologia e cultura da China.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, a China tem alcançado conquistas significativas em todos os campos de desenvolvimento humano, avaliou.

Ele ficou impressionado com a transformação dos setores de educação, saúde e previdência social, bem como o papel da China em liderar os esforços globais na mitigação da mudança climática e na exploração de novas fronteiras em tecnologia espacial, computação quântica, IA e pesquisa medicinal.

“De todas essas conquistas, alcançar a primeira meta centenária de construir uma sociedade moderadamente próspera pela erradicação da pobreza absoluta é, de fato, uma das mais brilhantes conquistas na última década”, elogiou o embaixador.

Haque considera o sucesso da China no desenvolvimento centrado no povo e no crescimento econômico “uma inspiração para os países em desenvolvimento”, dizendo que o Paquistão aprecia a história de sucesso chinesa e deseja aprender com isso nas áreas de revitalização rural, industrialização, desenvolvimento socioeconômico e progresso em ciência e tecnologia.

“Como uma antiga civilização dotada de imenso potencial, perspectiva progressista e um agudo senso de destino, estou confiante de que a China cumprirá suas metas de desenvolvimento nacional e emergirá como um país forte com harmonia entre modernidade e história e entre avanço material e aprimoramento ético”, exaltou Haque.

Em relação ao compromisso da China com seus objetivos de política externa de manter a paz mundial e promover o desenvolvimento comum, Haque ressaltou que é realmente encorajador e reflete o desejo sincero da China de trabalhar com a comunidade internacional com base na cooperação ganha-ganha e no respeito mútuo.

“O Paquistão aprecia o papel positivo que a China sempre desempenhou na promoção da causa da paz e desenvolvimento global”, salientou ele, que deseja trabalhar com a China e todos os países com ideias semelhantes em prol da implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global.

Após o 20º congresso do PCCh, o Paquistão espera continuar sua coordenação estreita com a China e impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade do Corredor Econômico China-Paquistão, afirmou Haque.

“Estou confiante de que o resultado do congresso aprofundará os laços estratégicos entre a China e o Paquistão e injetará um novo impulso para nossas relações bilaterais”, enfatizou o embaixador. 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo