Beijing — O embaixador iraquiano na China, Shorsh Khalid Said, disse em uma recente entrevista à Xinhua que acredita que a China alcançará mais realizações brilhantes sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh), enquanto o partido convoca seu congresso nacional quinquenal esta semana em Beijing para traçar um plano para o desenvolvimento futuro da China.
Observando que o 20º Congresso Nacional do PCCh é de grande importância para a China e para o mundo, Said disse estar profundamente impressionado com as conquistas da China e o conceito de colocar o povo na frente e no centro, mencionados em um relatório na sessão de abertura do congresso.
“Na última década, a China fez progressos constantes e acumulou experiências valiosas na modernização do sistema e da capacidade de governança do país”, observou o diplomata.
Said notou que o “povo” é uma palavra-chave que aparece muitas vezes no relatório. Lembrando a experiência durante sua visita a Xinjiang, Said disse que Xinjiang fez história ao erradicar a pobreza absoluta, construir infraestruturas sólidas e alcançar um desenvolvimento de alto nível na economia, sociedade e cultura locais.
“Esta é o exemplo da postura do PCCh de colocar o povo em primeiro lugar”, disse ele.
Said apontou que os conteúdos da cultura, da educação e de outras áreas mencionados no relatório refletem que o PCCh dá atenção à melhora do bem-estar das pessoas e está comprometido em atender às aspirações do povo por uma vida melhor.
“As tremendas realizações da China mostram que o PCCh é capaz de formular objetivos estratégicos de longo prazo, construir a nação e servir bem o povo”, acrescentou.
A China tomou uma série de medidas na cooperação internacional em setores de redução da pobreza, mudanças climáticas e combate à pandemia, o que melhorou o bem-estar das pessoas de todos os países, especialmente das dos países em desenvolvimento, disse o embaixador.
Em relação às políticas externas mencionadas no relatório, Said disse que essas políticas salvaguardarão efetivamente a paz mundial e promoverão o desenvolvimento comum. “A China tem laços mais estreitos com o mundo, e o desenvolvimento da China é um poderoso impulso para a paz e o desenvolvimento mundial.”
O próximo ano marcará o 65º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre a China e o Iraque. Said disse que o Iraque e a China desfrutam da amizade tradicional, e espera que os dois países aumentem ainda mais a confiança mútua estratégica, aprofundem a cooperação mutuamente benéfica e busquem novos progressos em sua parceria estratégica para beneficiar melhor os dois países e seus povos.