Beijing — O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) fornece uma visão preciosa sobre o caminho futuro da China, avaliou o embaixador marroquino na China, Aziz Mekouar, em entrevista à Xinhua.
Mekouar descreveu o desenvolvimento do país nos últimos dez anos como “sem precedentes” e disse que está inspirado pela velocidade, engenhosidade e dedicação com que o povo chinês construiu a China moderna sob a liderança do PCCh.
Ele aplaudiu a diversidade etária, étnica e de gênero dos delegados do congresso, dizendo que a diversidade ilumina todo o espectro da sociedade.
Mekouar afirmou que está profundamente tocado pelas grandes realizações da China nos últimos dez anos.
“Tive muita sorte de viajar através da vasta e bela terra chinesa, e testemunhei em primeira mão a vitalidade de seu povo, a maturidade de sua infraestrutura e a abertura de suas cidades, sejam elas grandes ou pequenas, para o mundo exterior”, elogiou Mekouar.
De fato, é sem precedentes que uma nação em desenvolvimento tenha se modernizado e prosperado em tal escala e em tal ritmo, constatou ele.
Mekouar explicou que a China não se encontrou com o desenvolvimento por acidente. As realizações do país passaram por um longo e árduo processo e exigiram visão clara, planejamento minucioso e implementação precisa.
O povo chinês descobriu uma fórmula que melhor se adapta às características, capacidades e objetivos de seu país. É uma fórmula que outros países podem querer aprender e adaptar às suas realidades e condições, considerou o embaixador.
Falando sobre o relatório ao congresso em andamento, Mekouar avaliou que o documento eloquente e firmemente revela a direção que o PCCh quer seguir, assim como as prioridades que estabeleceu para a construção de uma sociedade chinesa próspera.
Marrocos e China têm desfrutado de relações amistosas, que estão profundamente ancoradas na confiança e respeito mútuos, lembrou Mekouar, acrescentando que Marrocos tem permanecido firme na cooperação constantemente revigorante com a China, seja em bases bilaterais ou através de estruturas regionais e multilaterais.