Beijing — Ao todo, 181 países já estabeleceram relações diplomáticas com a China, contra 172 países dez anos atrás, disse nesta quinta-feira Ma Zhaoxu, vice-ministro das Relações Exteriores da China, que saudou os serviços diplomáticos chineses durante a última década.
Em entrevista a jornalistas à margem do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que está em andamento, Ma disse que o número de parcerias que a China estabeleceu até agora com países e organizações regionais em todo o mundo também aumentou de 41 há uma década para 113.
Ma disse que o país avançou na construção da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para a nova era, propôs os três princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha para as relações China-EUA e defendeu a parceria China-UE para a paz, crescimento, reforma e civilização.
Também consolidou o apoio estratégico dos países vizinhos e abraçou a unidade e uma cooperação mais estreita com outros países em desenvolvimento.
Os interesses nacionais de soberania, segurança e desenvolvimento da China foram vigorosamente protegidos no processo, disse Ma, acrescentando que a China estabeleceu agora relações diplomáticas com nove países que anteriormente tinham os chamados “laços diplomáticos” com a região de Taiwan do país.
Ao longo dos últimos dez anos, os esforços diplomáticos da China consolidaram o apoio internacional à política de Uma só China, impediram a interferência das forças externa nos assuntos de Hong Kong, frustraram os ataques e a difamação das forças anti-China contra a China e salvaguardaram os interesses e a dignidade nacional do país, segundo ele.