Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Aulas presenciais de chinês em escolas secundárias retomam na capital da Namíbia

Windhoek — As aulas presenciais de chinês para escolas secundárias na Namíbia foram retomadas na segunda-feira após uma longa pausa sobre a pandemia da COVID-19.

Há mais de 40 alunos registrados com antecedência, mas mais de 60 alunos vieram no local. As aulas são oferecidas pelo Instituto Confúcio da Universidade da Namíbia.

“Ni hao ma? Wo hen hao.” Os alunos repetiram com entusiasmo enquanto aprenderam suas primeiras palavras e frases durante uma aula introdutória em Immanuel Shifidi em Windhoek, a capital da Namíbia, na segunda-feira.

“Você está indo bem. Vamos tentar novamente”, disse Zhu Jiamin, professor do dia.

As aulas elementares concentram-se na compreensão básica do mandarim, incluindo uma introdução aos caracteres chineses e expressão diária.

“As aulas também fornecem um bom espaço para o intercâmbio cultural e os alunos progridem para outro nível à medida que sua proficiência melhora”, disse Zhu.

O instituto espera matricular quase 100 alunos em duas escolas secundárias em Windhoek, disse Liu Dianbo, diretor do instituto.

“Estudar a língua chinesa vem com muitas oportunidades. Não só organizamos competições locais e acampamentos de verão dando aos alunos oportunidades de viajar para a China, mas também bolsas de estudo”, disse ele.

Enquanto isso, os alunos estão ansiosos para aprender a língua.

Para Selma Mulilo, estudante do 9º ano da escola, aprender a língua chinesa significava que ela mergulharia na cultura chinesa.

“Decidi me inscrever na aula de chinês, pois isso abrirá muitas portas, como mais estudos para mim. Estou ainda mais motivado porque os professores chineses são tão confiantes e gentis”, disse Mulilo.

Herman Katjiuongua, diretor da escola secundária Immanuel Shifidi, disse que a escola hospeda a aula de chinês desde 2017.

“Ensinar a língua chinesa ressoa com as relações China-Namíbia mais amplas na promoção de relações entre pessoas com significado mais profundo, evidente em muitos benefícios para os locais”, disse Katjiuongua.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo