Beijing — Líderes políticos de todo o mundo elogiaram as conquistas da China sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh) em suas felicitações enviadas ao Comitê Central do PCCh e ao secretário-geral do comitê Xi Jinping pela abertura do 20º Congresso Nacional do PCCh.
Eles disseram que o PCCh liderou o povo chinês na transformação do país em uma das principais economias do mundo, que alcançou grande sucesso no alívio da pobreza, inovação científica e tecnológica e muitas outras áreas.
A forte liderança do PCCh é a chave para as grandes conquistas da China em áreas como desenvolvimento econômico e social, disse o presidente da Argentina, Alberto Fernández.
O secretário-geral Xi Jinping liderou o PCCh em alcançar conquistas mundialmente reconhecidas no alívio da pobreza, inovação científica e tecnológica e na luta contra a pandemia de COVID-19, elogiou Fernández, também presidente do Partido Justicialista argentino.
A China anunciou em 2021 que havia retirado da pobreza os últimos 98,99 milhões de residentes rurais carentes que viviam abaixo da atual linha de pobreza e removido todas as 832 distritos e 128 mil aldeias carentes da lista de miséria.
Sob a liderança excelente do PCCh, o amigável povo chinês fez grandes conquistas no desenvolvimento econômico e social e na modernização nacional, ressaltou o presidente tadjique Emomali Rahmon, também chefe do Partido Democrático Popular do Tadjiquistão.
Observando que a China foi bem-sucedida em áreas como combate à pandemia, luta contra a pobreza e prevenção da poluição, o presidente palestino Mahmoud Abbas, também presidente do partido Fatah, salientou que o país está liderando o mundo em áreas como ciência e tecnologia, economia e educação.
Sob a liderança do PCCh, a China figurou entre as principais economias do mundo, trazendo estabilidade e bem-estar ao amigável povo chinês, destacou o presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba.
Como uma potência econômica mundial, a China mostrou ao mundo sua vitória integral na luta contra a pobreza e na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, exaltou Luvsannamsrai Oyun-Erdene, presidente do Partido Popular da Mongólia.
O PCCh cumpriu com excelência seu dever e missão de liderar o desenvolvimento do país, acrescentou Oyun-Erdene, também primeiro-ministro da Mongólia.
Nas últimas quatro décadas, a vida do povo na China foi substancialmente melhorada. Um país principalmente agrícola há cerca de 70 anos, a China agora possui o sistema de previdência social mais extenso do mundo, a maior rede ferroviária de alta velocidade do planeta e tecnologias de ponta em muitos setores.
O PIB chinês responde atualmente por 18,5% da economia mundial, um aumento de 7,2 pontos percentuais nos últimos 10 anos. A segunda maior economia do mundo tornou-se importante parceiro comercial para mais de 140 países e regiões, liderando o mundo em volume total de comércio de mercadorias.
A China fez conquistas extraordinárias em vários campos e está marchando rumo à construção de um grande país socialista moderno em todos os aspectos, avaliou Dmitry Medvedev, presidente do partido Rússia Unida e vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.
A China alcançou grande sucesso em várias áreas na última década e o 20º Congresso Nacional do PCCh continuará a levar adiante a nação em seu caminho do socialismo, disseram Joe Sims e Rossana Cambron, copresidentes do Partido Comunista dos EUA.