Beijing, — O Partido Comunista da China (PCCh) aplicará a estratégia geral do Partido para resolver a questão de Taiwan na nova era e impulsionará inabalavelmente a grande causa da reunificação nacional, disse Xi Jinping no domingo.
“A solução da questão de Taiwan é um assunto próprio dos chineses e deve ser decidida pelos chineses”, ressaltou Xi na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do PCCh.
Nós persistimos em trabalhar com a máxima sinceridade e os maiores esforços para alcançar uma perspectiva de reunificação pacífica, jamais prometeremos renunciar ao uso da força e reservaremos a opção de tomar todas as medidas necessárias. Isso não visa os compatriotas em Taiwan, mas a interferência das forças externas e um punhado de secessionistas que defendem a “independência de Taiwan” e suas atividades, assinalou ele.
“As rodas históricas da reunificação do país e da revitalização da nação se movem sempre para frente, e a reunificação total da pátria deve e poderá ser concretizada!” continuou.
“Nós sempre respeitamos, preocupamo-nos e beneficiamos os compatriotas em Taiwan. Continuaremos a promover os intercâmbios e as cooperações econômicas e culturais entre os dois lados do estreito”, disse Xi.