Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Ampliação: Astronautas chineses dão palestra no módulo de laboratório da estação espacial

Beijing, — A terceira aula ao vivo da estação espacial chinesa foi realizada na tarde desta quarta-feira, conduzida pelos membros da tripulação da Shenzhou-14 Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe aos estudantes na Terra.

   A sala de aula principal estava no Centro de Tecnologia e Engenharia para Utilização do Espaço, da Academia Chinesa de Ciências. A aula também foi vista por alunos das províncias de Yunnan, Henan e Shandong.

   Esta foi a primeira palestra de ciências desde o módulo de laboratório Wentian. As duas anteriores da série “Tiangong Class” foram proferidas pela equipe da Shenzhou-13 do módulo central Tianhe da estação.

   O conteúdo da aula incluiu um experimento de efeito capilar, vibração de líquido e de conjunto de objetos líquido e sólido, beber com um canudo super longo, inversão de maçaneta giratória e a introdução de um estudo de crescimento de plantas.

   Os astronautas primeiro fizeram uma introdução do módulo de laboratório Wentian. Explicaram que ele tem um sistema de controle independente e pode assumir a operação e o controle de toda a estação espacial em caso de emergência no módulo central Tianhe.

   Liu Yang mostrou aos alunos o movimento e a vibração do líquido em um ambiente de microgravidade. Ela também bebeu suco de manga com um canudo de dois metros.

   Em outro experimento, duas maçanetas giratórias em forma de T ilustraram como seu movimento se relaciona com seu modo de rotação e distribuição em massa. O fenômeno, popularmente conhecido como efeito Dzhanibekov, é mais fácil de ser observado no espaço do que na Terra.

   Os astronautas também tiveram uma interação com os alunos e responderam a suas perguntas.

   Um estudante do sexto ano da Província de Yunnan compartilhou seu teste de germinação de arabidopsis thaliana na escola. Usando óculos de realidade mista, Chen Dong mostrou aos alunos a arabidopsis thaliana em diferentes estágios de florescimento em um porta-luvas de ciência de microgravidade.

   Arabidopsis thaliana é um modelo para entender a biologia molecular das características de plantas no espaço. O porta-luvas científico é uma área de trabalho selada na estação espacial onde os membros da tripulação podem realizar procedimentos experimentais em células e plantas.

   Ao responder a uma pergunta de um estudante de Beijing sobre como se tornar um astronauta, Chen lembrou que a China começou a selecionar o quarto lote de astronautas da reserva, acrescentando que os pilotos da espaçonave serão recrutados entre os pilotos em serviço das forças armadas.

   “A estação espacial está esperando por você”, incentivou Chen.

   Ao final da aula, os três astronautas expressaram suas expectativas para os alunos na Terra. “O módulo de laboratório Mengtian será lançado para órbita em breve e vamos testemunhar o momento histórico em que a estação espacial da China estiver totalmente concluída”, exaltou Chen. “Esperamos que vocês construam nossa casa espacial ainda melhor no futuro”.

Sair da versão mobile