Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Número de mortos em tiroteio em massa em creche tailandesa sobe para 38

Bangkok — O número de mortos em um tiroteio em massa numa creche na quinta-feira na Província de Nong Bua Lamphu, no nordeste da Tailândia, subiu para 38, a maioria deles crianças, disseram autoridades locais.

O tiroteio ocorreu ao meio-dia. A polícia identificou o agressor como um ex-policial que foi preso no início deste ano por alegações de uso de drogas e que foi demitido de seu posto em junho. Ele deveria enfrentar julgamento por acusação envolvendo drogas no tribunal na sexta-feira, disse o chefe da Polícia Nacional, Damrongsak Kittipraphat, em uma coletiva de imprensa horas após o incidente.

Quando o agressor invadiu a creche, a suspeita é de que estivesse sob a influência de drogas e estresse devido julgamento que se aproximava, disse Damrongsak.

O número de vítimas incluiu o atirador e seus familiares, que foram encontrados mortos em sua casa, disse Damrongsak, sem mencionar o número de feridos no incidente.

“Sobre o horrível incidente, gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias dos mortos e dos feridos”, escreveu o primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, nas mídias sociais, acrescentando que ele ordenou ao chefe da polícia nacional que “acelere a investigação”.

Prayut irá à Província de Nong Bua Lamphu na sexta-feira em apoio à família das vítimas, e ordenou a prestação de serviços de aconselhamento psicológico às pessoas envolvidas, disse na quinta-feira a porta-voz interino do governo, Anucha Burapachaisri.

As imagens de TV mostraram ambulâncias e famílias das vítimas se reunindo fora da creche após o incidente.

“Não consigo ver o rosto de meu filho”, gritou um homem, que perdeu sua esposa grávida no incidente, enquanto um vídeo mostrava o homem com coração partido chorando no chão no local. Ele e sua esposa, uma professora da creche, estavam esperando um bebê no próximo mês.

Uma mulher que trabalha na creche disse a um programa de TV local que eles estavam almoçando quando ouviu o som e viu os feridos caindo no chão. O atirador quebrou a janela, uma vez que a porta estava trancada, e ela conseguiu fugir do local, contou.

Suwit Chanwon, vice-governador provincial, disse: “Estamos nos certificando de que todos os feridos e os familiares das vítimas sejam recebam todos os cuidados possíveis.”

Segundo Anucha, as famílias de cada vítima receberão uma indenização de 200.000 baht (cerca de US$ 5.360).

Após o incidente, muitos moradores correram para o hospital provincial Nong Bua Lamphu em resposta ao seu pedido urgente de doação de sangue para os feridos.

Sair da versão mobile