Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Setor postal mais fácil, mais inteligente e mais ecológico facilita uma vida melhor na última década

Beijing — O setor postal da China teve uma melhora substancial na última década, adoçando a vida da população com maior conveniência e eficiência.

Pessoas que trabalham ou estudam longe de casa podem aliviar sua nostalgia com uma bocada de iguarias de suas terras natais, sejam caranguejos peludos de Jiangsu, sejam lichias de Guangdong, já que o país tem visto uma melhoria drástica na logística de cadeia fria para alimentos frescos, na eficiência de remessa e na produtividade da fábrica.

As estatísticas mostraram o desempenho estelar do setor postal da China nos últimos 10 anos. A receita de negócios do setor subiu de 198,09 bilhões de yuans (US$ 27,9 bilhões) para mais de 1,26 trilhão de yuans neste período, com uma taxa média de crescimento anual de 22,9%.

A expansão da rede postal em todo o país contribuiu em parte para esse tremendo crescimento.

Dez anos atrás, muitas aldeias na zona rural e na região oeste não tinham acesso direto aos serviços postais. A maioria dessas aldeias estão em áreas serranas de alta altitude e desertos, que são pouco povoadas, inconvenientes para o transporte e propensas a desastres naturais.

Para ligar as aldeias distantes, a China tem intensificado esforços ampliando suas estradas postais e estabelecendo correios em áreas remotas.

Até o momento, a extensão das estradas postais da China ultrapassou 10 milhões de km. Os Correios cobriram todas as aldeias administrativas do país até o final do período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020), estabelecendo uma base para a luta do país contra a pobreza e a busca pela vitalização rural.

A rede postal melhorada também facilitou o boom do mercado de entrega expressa da China. Na última década, o volume anual de entrega expressa do país subiu de 5,7 bilhões de parcelas para 108,3 bilhões de parcelas, ficando em primeiro lugar no mundo por oito anos consecutivos.

O crescente mercado de entrega expressa tem solicitado uma maior capacidade e eficiência no manuseio de encomendas, levando as empresas de correio chinesas a adotarem uma série de tecnologias e equipamentos avançados.

Por exemplo, robôs têm ajudado os trabalhadores na triagem de bens. Ferramentas de big data ajudam a otimizar as rotas de transporte e vários tipos de veículos, como carros, aviões e trens-bala vêm sendo utilizados para reduzir o tempo de transporte.

Os consumidores também sentem a coleta de encomendas mais conveniente e se interessam com produtos experientes em tecnologia, como veículos não tripulados, drones e armários de entrega de encomendas sem contato.

A ascensão do setor postal nos últimos 10 anos também veio com uma “revolução verde”, que visava mitigar o impacto ambiental dos resíduos de embalagens e reduzir o uso de caixas de papelão para reduzir as emissões de carbono.

As autoridades chinesas lançaram vários planos e diretrizes para promover o uso de guias eletrônicas e sacos e recheios de embalagem ecológicos, reduzir o uso de fita adesiva e melhorar a reciclagem e o gerenciamento de resíduos de embalagens.

Até o final de 2020, o uso de guias eletrônicas tinha basicamente atingido cobertura total no setor postal, e mais de 70% das parcelas do e-commerce não tinham utilizado embalagens secundárias. 

Sair da versão mobile