Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Cidade no nordeste da China promove indústria de milho fresco com máquinas e tecnologias avançadas

Harbin — A cidade de Suihua, Província de Heilongjiang, nordeste da China, está vendo uma colheita abundante em mais de 1 milhão de mu (cerca de 66.667 hectares) de milho fresco.

“Podemos colher cerca de 3 mil orelhas de milho fresco por mu, e o rendimento de milho fresco de alta qualidade é de cerca de 2.600 orelhas por mu, 400 orelhas a mais do que no ano passado”, disse Li Xuebin, diretor da cooperativa de agricultores Haitao no distrito de Wangkui.

“Milho fresco gera um lucro que é quatro a cinco vezes que o do milho convencional”, disse Li, acrescentando que a cooperativa espera um lucro de 12 milhões de yuans (US$ 1,69 milhão) de seus 6 mil mu de plantação este ano.

O milho, um alimento básico tradicional na China, veio em novas variedades com maior doçura e maior teor de água. Agricultores em Suihua começaram a cultivar milho fresco há duas décadas. Agora Suihua já se tornou uma marca de milho fresco, graças aos avanços em máquinas e técnicas.

No vilarejo Changfeng, na cidade de Hailun, de Suihua, grandes máquinas de colheita estão recolhendo o milho fresco dos campos. Cada uma das máquinas pode colher 100 mu de milho fresco por dia, equivalente ao trabalho manual de 100 agricultores.

Uma vez coletado, o milho é rapidamente carregado em caminhões e enviado para ser processado. “O milho colhido deve chegar a nossas oficinas de processamento 30 minutos após a colheita, ou perderá sua textura tenra e sabor”, disse Zhang Tinghui, gerente geral da Heilongjiang Yuanye Food Co., Ltd.

Nas oficinas, milhos são fervidos por 15 a 20 minutos, resfriados e congelados, e depois embalados a vácuo antes de serem preparados para a entrega. “Todo o processo leva cerca de três horas, o que garante que o milho em sua mesa tenha o sabor de ser recém-colhido”, disse Zhang.

No vilarejo Zhenghuangyi, distrito de Beilin, a cooperativa de processamento e plantio de vegetais Tianyuan controla rigorosamente o ciclo de crescimento e o tempo de colheita para garantir que cada lote de milho fresco seja semelhante em tamanho e sabor.

“Esperamos produzir 11,2 milhões de orelhas de milho fresco este ano, e os talos de milho também serão comprados para silagem por fazendas próximas”, disse Guan Lichen, chefe da cooperativa.

Este ano, a produção total de milho fresco em Suihua deve atingir 1,1 milhão de toneladas, num valor de cerca de 3,4 bilhões de yuans, de acordo com Guo Hongxiang, vice-diretor do departamento de assuntos agrícolas e rurais de Suihua.

A área de plantio de milho fresco em Suihua atualmente representa mais de 50% do total da província.

Em 2019, a Suihua emitiu seu padrão de milho fresco, com requisitos rigorosos para conteúdo de matéria orgânica do solo, variedades de milho e gestão de campo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo