Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Seleção de especialistas em carga útil significativa para desenvolvimento científico de Macau

Macau — A seleção de especialistas em carga útil na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) para o programa espacial tripulado do país é de grande importância para o desenvolvimento da ciência e educação relacionada na RAEM, disse um especialista em educação.

Joseph Hun-wei Lee, presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, em inglês), disse à Xinhua nesta terça-feira que a seleção, realizada em Macau pela primeira vez, é esperada para inspirar a pesquisa em física fundamental e educação em disciplinas relacionadas na RAEM, estabelecendo assim bases sólidas para nutrir a próxima geração de cientistas.

“A iniciativa também inspirará os jovens de Macau a fazer maiores esforços na busca do conhecimento e exploração da ciência”, disse Lee. “O efeito é ilimitado.”

Na segunda-feira, a Autoridade de Aviação Civil da RAEM anunciou o programa de seleção. Os candidatos-alvo devem ser cidadãos chineses saudáveis com idade entre 30 e 45 anos, residentes permanentes da RAEM com diploma de doutorado e que tenham se engajado por pelo menos três anos nas áreas de pesquisa em medicina, biologia, psicologia, física ou química, engenharia mecânica ou elétrica, astronomia ou outras áreas.

Saudando a seleção como uma oportunidade histórica para Macau, Lee disse que Macau deve aumentar os investimentos em ciência e pesquisa, aumentar ainda mais a cooperação com o continente chinês neste sentido e aproveitar melhor as vantagens de Macau como uma plataforma internacional para treinar mais cientistas e engenheiros.

“O desenvolvimento da ciência e tecnologia espaciais trará inúmeras pesquisas científicas de fronteira empolgantes”, afirmou Lee, acrescentando que a MUST espera envolver-se em pesquisas espaciais interdisciplinares, tais como experimentos com células-tronco, pesquisas biológicas de microgravidade e pesquisas sobre materiais.

Já em 2005, a MUST começou a participar da análise de dados e pesquisa do programa de exploração lunar da China, mais tarde realizou uma ampla cooperação com institutos de ciência e pesquisa de alto nível nacional.

Em 2018, o Ministério da Ciência e Tecnologia aprovou o estabelecimento do Laboratório Central do Estado de Ciências Lunares e Planetárias na MUST. Isso representou o primeiro laboratório chave estadual especializado no campo da ciência astronômica e das ciências planetárias na China.

Nos últimos anos, a MUST tem tomado parte em vários grandes projetos nacionais de exploração profunda do espaço, promovendo uma equipe competitiva de jovens pesquisadores.

Lee encorajou os jovens trabalhadores científicos de Macau a se candidatarem ativamente ao programa de seleção. “Macau deve aproveitar esta oportunidade para levar seu desenvolvimento científico e tecnológico a um nível mais alto.”

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo