Beijing — Durante o feriado do Dia Nacional na China, as compras online e offline ganharam força no país, graças ao aumento do entusiasmo dos consumidores e à implementação de políticas pró-consumo.
Durante os sete dias de feriado da Semana Dourada, várias atividades pró-consumo foram lançadas em todo o país para aumentar os gastos e sustentar a recuperação do mercado consumidor da China, disse Shu Jueting, porta-voz do Ministério do Comércio do país.
Os governos locais vêm com medidas diversificadas, incluindo a distribuição de vouchers de consumo, o enriquecimento das atividades de viagem e a organização de festivais de consumo para impulsionar a cultura e o consumo turístico.
Por exemplo, a cidade de Fuzhou, no sudeste da Província de Fujian, na China, planeja emitir vouchers de consumo no valor de 3 milhões de yuans (US$ 423 mil) durante a temporada de férias para incentivar os gastos, e a Província de Sichuan, no sudoeste da China, organizará mais de 70 atividades, como passeios culturais e noturnos para atrair viajantes.
“Os governos locais adotaram medidas vigorosas este ano, e estas são acessíveis a uma gama mais ampla de consumidores”, disse Chen Lifen, pesquisadora do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado, acrescentando que tais movimentos desencadearão ainda mais o potencial de consumo.
O fervor de viagens é alto durante a temporada de férias da Semana Dourada. De acordo com a Lvmama, uma agência online de viagens dentro do país, as reservas para viagens durante as férias de sete dias através de sua plataforma aumentaram mais de 87% de 11 a 20 de setembro, em comparação com os 10 dias anteriores.
Os produtos de viagem tornaram-se cada vez mais populares nas plataformas de entrega online, espelhando o boom das férias.
Dados da Meituan, uma das plataformas de entrega online da China, mostraram que uma semana antes do feriado, as buscas online por escovas de dentes de viagem, garrafas para viagem e kit de xampus aumentaram 1.037%, 368% e 272%, respectivamente, em comparação com uma semana atrás.
Com um crescente interesse em recreação ao ar livre entre os chineses, as vendas de equipamentos ao ar livre também aumentaram acentuadamente. Duas semanas antes do feriado, as vendas de equipamentos fotográficos ao ar livre, em particular, aumentaram mais de 300% em relação às duas semanas anteriores, mostraram dados da gigante do comércio eletrônico JD.com.
Junto com a recuperação do setor turístico, a indústria de bufê do país também está se aquecendo, já que os negócios de restaurantes cresceram durante o feriado.
As reservas de restaurantes durante o feriado do Dia Nacional via plataformas online aumentaram 87,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Meituan.
Os dados também revelaram que, além das grandes refeições, os consumidores estão mostrando maior interesse em lanches, bebidas, doces e outros alimentos em pequenos restaurantes durante o feriado.
As vendas de eletrodomésticos também aumentaram durante o feriado de uma semana, alimentada por subsídios dos governos locais e descontos generosos oferecidos pelas plataformas de e-commerce.
De acordo com dados da varejista online Suning, no primeiro dia do feriado do Dia Nacional, o fluxo de clientes em suas lojas físicas aumentou mais de 200% em relação ao dia anterior, e o número de pedidos feitos em suas lojas recém-abertas aumentou 120% em relação ao dia anterior.
No primeiro dia do feriado, as vendas online de purificadores de ar, aspiradores robôs, lava-louças e outros eletrodomésticos avançados saltaram mais de 100% ante o dia anterior, mostraram dados.
A China lançou uma série de medidas para promover a recuperação do consumo, incluindo o aumento do consumo em campos-chave, como automóveis, eletrodomésticos verdes e inteligentes, bem como alimentação e acomodação, entre outros.
“O mercado consumidor do país consolidará a tendência de recuperação e continuará a desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do crescimento econômico do país, à medida que as medidas pró-consumo fazem efeito”, disse Guan Lixin, pesquisador da Academia Chinesa de Comércio Internacional e Cooperação Econômica.