Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Descobertos fatores que afetam ciclo de carbono e nitrogênio no Planalto Qinghai-Tibet

Beijing — Pesquisadores chineses descobriram os principais fatores que afetam o ciclo de carbono e de nitrogênio no Planalto Qinghai-Tibet, de acordo com um artigo publicado recentemente na revista Nature Reviews Earth and Environment.

O manejo sustentável das pastagens, a engenharia ecológica e o desenvolvimento de tecnologia verde podem reduzir as emissões de gás estufa e ajudar a manter a função de dissipador de carbono no planalto, segundo pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade Hohai da China e da Universidade Normal de Hunan.

O ecossistema no Planalto Qinghai-Tibet tem funções ecológicas importantes, como conservação do solo e da água, proteção da biodiversidade global, regulação climática regional e dissipador de carbono, afirmou o artigo.

Os esforços de restauração no Planalto Qinghai-Tibet impulsionam aumentos nos estoques de carbono e de nitrogênio no solo na região.

Os pesquisadores consideraram que fatores como limites de temperatura para o crescimento das plantas, limites de nitrogênio para ecossistemas, limites de carbono para microrganismos do solo e limites de água do solo para ecossistemas áridos e semiáridos têm uma influência importante nos ciclos biogeoquímicos regionais.

Os pesquisadores previram que o Planalto Qinghai-Tibet continuará funcionando como uma malha dissipadora de carbono, e espera-se que os estoques de nitrogênio permaneçam relativamente estáveis na região.

Sair da versão mobile