Beijing – O pequeno braço mecânico montado do Wentian, o primeiro módulo de laboratório da estação espacial chinesa, completou com sucesso os testes em órbita, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
Com o apoio da equipe de terra, o pequeno braço mecânico completou uma série de testes de função e desempenho em órbita. Todos os índices tiveram bom desempenho, atingindo os resultados esperados, revelou a CMSA.
O peso e o comprimento do pequeno braço mecânico são cerca de metade do grande braço mecânico de 10 metros de comprimento no módulo central Tianhe. Ele é bastante flexível e pode realizar operações com maior precisão.
A tripulação da Shenzhou-14 será, pela primeira vez, auxiliada pelo pequeno braço mecânico para realizar atividades extraveiculares.
O equipamento também pode ser conectado ao braço grande para formar um braço combinado capaz de realizar operações extraveiculares com maior precisão em um alcance maior.
A China lançou em 24 de julho o módulo de laboratório Wentian, que consiste em uma cabine de trabalho, uma cabine com câmara de ar e uma cabine de recursos.