Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Premiê chinês enfatiza implementação de políticas macro e promoção de reformas e abertura

Xinhua/Li Tao

Fuzhou, 8 jul – O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enfatizou nesta quinta-feira a implementação de políticas macro e a promoção de reformas e abertura, e encorajou as regiões de nível provincial costeiras no sudeste da China a desempenharem um papel fundamental na estabilização da economia.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações durante um simpósio com os principais funcionários de cinco regiões provinciais costeiras, incluindo Fujian, Guangdong e Shanghai.

A operação econômica da China passou por uma jornada incomum desde o início deste ano, disse o premiê. Ele ressaltou que a base para a recuperação ainda é instável e pediu mais trabalho duro para estabilizar a economia.

O país deve dar desempenho à iniciativa dos governos central e local, coordenar esforços de implementação de políticas macro com o aprofundamento das reformas, ajudar as entidades do mercado a se recuperarem e crescerem, estabilizar o emprego e os preços e manter a economia funcionando dentro de uma faixa razoável, explicou Li.

A recuperação econômica da China está em um ponto crítico agora, observou. Ele exigiu esforços para desentupir ainda mais os gargalos nas cadeias industriais e de suprimentos e levar a economia de volta aos trilhos o mais rápido possível.

Políticas nacionais destinadas a ajudar as empresas devem ser implementadas e políticas mais favoráveis devem ser implementadas, salientou o premiê.

Destacando esforços contínuos para aprofundar as reformas, Li ressaltou que o país deve simplificar ainda mais a administração e delegar poder, melhorar a regulação e melhorar os serviços, ao mesmo tempo em que continua a melhorar o ambiente de negócios e a estimular ainda mais a vitalidade do mercado e a criatividade social.

Li também ressaltou a importância da abertura para o desenvolvimento econômico e social da China, prometendo permanecer comprometido em expandi-la.

A China continuará a promover reformas e desenvolvimento por meio da abertura, estabilização do comércio exterior e do investimento estrangeiro e de melhor participação na concorrência internacional e na cooperação por meio da abertura de alto nível, garantiu Li. 

Sair da versão mobile