Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Observatório Econômico: Investimento em infraestrutura da China acelera

Beijing, 8 jul – Diante do crescimento de incertezas no cenário internacional e do ressurgimento doméstico da COVID-19, a China posicionou o investimento em infraestrutura como uma prioridade política para reativar a economia e garantir o crescimento sustentável.

Dados oficiais mostraram que o investimento do país no setor de infraestrutura cresceu 6,7% anualmente durante os primeiros cinco meses deste ano.

O investimento total planejado em projetos recém-iniciados durante o período aumentou 23,3% em termos anuais, informou o Departamento Nacional de Estatísticas em comunicado.

Além das perspectivas econômicas positivas, a China realizou uma enxurrada de iniciativas pró-investimento. O país prometeu uma abordagem moderadamente proativa para avançar o investimento em infraestrutura na Conferência Central de Trabalho Econômico do ano passado, bem como no relatório de trabalho do governo deste ano, alinhando-se com a grande implantação estratégica e o 14º Plano Quinquenal.

Os apelos renovados do país para investimentos em infraestrutura foram reiterados em uma recente reunião executiva do Conselho de Estado, que decidiu arrecadar até 300 bilhões de yuans (US$ 44,71 bilhões) por meio da emissão de títulos financeiros para a reposição de capital de grandes projetos, entre outras medidas.

Até o final de maio, um total de 2,03 trilhões de yuans em títulos especiais foram emitidos, respondendo por 59% da cota total, um aumento de 1,4 trilhão de yuans ante o mesmo período do ano passado.

Durante o período, o país iniciou 10.644 novos projetos de conservação de água, incluindo 609 projetos cada um com um investimento de mais de 100 milhões de yuans, segundo o Ministério de Recursos Hídricos.

Em vez de usar os fundos arrecadados de maneira indiferenciada, a China fez a melhoria do bem-estar da população uma prioridade de investimento, listando a renovação de antigos condomínios urbanos, a construção de túneis subterrâneos de serviço público e outras tarefas como foco de investimento para 2022.

Durante o período de janeiro a maio, investimentos nos setores de saúde e educação cresceram 27,8% e 9%, respectivamente.

Além dos projetos tradicionais de infraestrutura, como estradas e ferrovias, o país também aposta na nova infraestrutura como parte de seu objetivo de longo prazo de otimizar o layout econômico geral e fomentar novos motores de crescimento.

De plataformas de computação em nuvem e inteligência artificial a centros de dados e internet industrial, a China canalizou mais investimentos para avançar no desenvolvimento de novas infraestruturas.

Em termos de infraestrutura de informação digital, o número de estações-base 5G no país aumentou em 275 mil durante os primeiros cinco meses do ano, elevando o total para mais de 1,7 milhão.

De acordo com estimativas da Industrial Securities, o aumento do investimento em novas infraestruturas na China este ano deve chegar a 180 bilhões de yuans.

Entre os projetos de investimento está um sistema nacional integrado de big data. Este megaprojeto lançado em fevereiro envolve o estabelecimento de oito hubs nacionais de computação, além de 10 clusters nacionais de centros de dados.

O investimento em novas infraestruturas expandiu-se de forma constante e mostrou forte resiliência, com seu papel no apoio à retomada da produção e na estabilização da cadeia industrial e de suprimentos se tornando mais evidente, disse Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, em uma entrevista coletiva.

Durante a segunda metade do ano, os governos locais e as principais empresas continuarão aumentando os gastos em projetos de novas infraestruturas e um lote de grandes projetos será iniciado, acrescentou Meng. 

Sair da versão mobile