Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China tomará medidas de precaução para alívio de enchentes e secas

Equipes de resgate participam de exercício de alívio de enchentes no Rio Wulie, no distrito de Shuangqiao, em Chengde, Província de Hebei, norte da China, em 6 de junho de 2021. (Foto de Wang Liqun/Xinhua)

Beijing, 27 jun – O ministro dos Recursos Hídricos, Li Guoying, pediu no sábado esforços para tomar medidas de precaução para controle de enchentes e trabalho de alívio da seca, em uma tentativa de salvaguardar a segurança de vida e propriedade da população e garantir o abastecimento de água.

Li, também vice-chefe do Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Secas, fez as observações em uma reunião.

De sábado até quarta-feira, chuvas torrenciais devem atingir os vales do Rio das Pérolas, Rio Huaihe, Rio Amarelo, Rio Haihe e Rio Liaohe, possivelmente provocando inundações, alertou o ministro.

Paralelamente, Li intensificou o trabalho de alívio da seca em partes das bacias do Rio Huaihe, Rio Amarelo, e do Rio Haihe, já que estiagens têm assolado essas áreas.

Li instou os departamentos envolvidos a se concentrarem na prevenção de torrentes nas montanhas, melhorar o alerta de desastres, organizar a evacuação emergencial para os habitantes locais e garantir a segurança dos reservatórios.

Sobre o alívio da seca, devem ser feitos esforços para emitir alertas de estiagem em tempo hábil e ativar a resposta de emergência de acordo com os regulamentos e garantir a segurança da água potável, disse Li.

O Ministério de Recursos Hídricos lançou uma resposta de emergência de nível IV para prevenção de secas às 16h do sábado, quando estiagens atingiram as províncias de Henan, Shaanxi, Gansu, bem como a Região Autônoma da Mongólia Interior.

Sair da versão mobile