Nairóbi, 21 jun (Xinhua) — Uma parcela misturada de quenianos elogiou os produtos chineses, dizendo que são transformadores em suas vidas sociais e econômicas.
A crescente popularidade dos gadgets chineses foi alimentada por sua acessibilidade e praticidade na vida dos quenianos.
Os produtos chineses mais amplamente disponíveis incluem smartphones, televisores, alto-falantes, eletrônicos domésticos e de cozinha, além de equipamentos de computação.
Martin Githinji, criador de conteúdo e entusiasta de tecnologia, é fã de produtos chineses porque eles permitem que eles sigam seus sonhos.
O homem de 30 anos disse à Xinhua na segunda-feira, durante o lançamento dos smartphones TECNO em Nairóbi, capital do Quênia, que os fabricantes chineses conquistaram muitos consumidores no Quênia porque oferecem uma grande variedade de produtos essenciais a diferentes preços.
“A China é o centro de fabricação do mundo. Então, a maioria dos produtos que consumimos, seja em tecnologia, ou você sabe, todo produto de consumo tem origem na China”, disse Githinji, que é casado e pai de dois filhos.
Ele revelou que os chineses dominaram seu ofício desenvolvendo e inovando produtos que até mesmo as famílias de baixa renda podem pagar.
O criador de conteúdo disse que a entrada de produtos chineses facilitou seu trabalho como criador de conteúdo digital.
“Uso muitos produtos chineses. Há muito tempo uso telefones Oppo. Agora estou mudando para TECNO e também testei os da Huawei”, observou Githinji.
Ele acrescentou que a presença onipresente de eletrônicos chineses nos mercados quenianos também se deve em parte à facilidade de importação de sites de comércio eletrônico.
“Se você for ao Alibaba e quiser comprar algumas peças para o seu laptop, você consegue. Você também pode importar discos rígidos, gabinetes, computadores, telas de computador, muitos deles vêm da China”, disse ele.
Moses Kemibaro, CEO da Dotsavvy, uma das principais agências digitais do Quênia, disse à Xinhua que os quenianos e o mundo em geral adotaram os produtos chineses.
“Muitas pessoas estão usando produtos vindos da China. Então eu acho que a qualidade dos produtos chineses hoje é muito boa. Globalmente, eles estão fabricando para muitas marcas”, acrescentou Kemibaro.
Ele disse que a rápida aceitação dos produtos chineses é porque eles agora são construídos de acordo com os padrões internacionais.
“Geralmente, acho que, mesmo se você olhar para a TECNO nos últimos cinco anos, desde que chegaram ao Quênia, os produtos são de classe mundial com certeza”, acrescentou ele.
Kemibaro também elogiou os fabricantes chineses por produtos inovadores que oferecem soluções para situações cotidianas.
Fridah Mure, uma atriz, disse que os produtos chineses são os favoritos de muitos consumidores quenianos porque são acessíveis e feitos com padrões de alta qualidade.
“Tenho alguns utensílios de cozinha e uma máquina de lavar fabricada na China que me ajudaram muito”, acrescentou Mure.
Anthony Brian Otieno, gerente de produto da TECNO, disse que os produtos chineses continuam populares no Quênia porque são projetados para oferecer soluções aos consumidores locais.
Otieno disse que, além disso, empresas chinesas como a TECNO também transferiram grande parte de sua tecnologia para o Quênia da China.
“No momento, podemos até fazer algumas montagens de nossos dispositivos”, acrescentou ele.