Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Departamento de Estado dos EUA confirma morte de cidadão americano em campo de batalha na Ucrânia

Washington – Um cidadão americano que combate as forças russas na Ucrânia foi morto, informaram vários meios de comunicação dos EUA na terça-feira, citando a confirmação do Departamento de Estado.

“Podemos confirmar a morte do cidadão americano Stephen Zabielski na Ucrânia”, disse um porta-voz do Departamento de Estado em comunicado.

“Estamos em contato com a família e prestamos toda a assistência consular possível”, disse o porta-voz.

O homem de 52 anos “morreu no domingo, 15 de maio de 2022, enquanto lutava na guerra na vila de Dorozhniank, na Ucrânia”, dizia um obituário no dia 1º de junho no “The Recorder”, um jornal de Nova York.

A notícia veio depois que o Departamento de Estado identificou um terceiro americano como desaparecido em ação na Ucrânia. Os outros dois veteranos americanos desaparecidos na Ucrânia, identificados como Andy Huynh, 27 anos, de Hartselle, Alabama, e Alexander Drueke, 39 anos, de Tuscaloosa, Alabama, foram confirmados na segunda-feira pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, como detidos “por devidas autoridades”.

Em entrevista à rede de TV americana NBC News, Peskov disse que os dois homens eram “perigosos” e que “colocavam em risco” a vida de soldados russos, além de que “deveriam ser responsabilizados por esses crimes” enquanto aguardam uma investigação “no devido tempo”.

O Departamento de Estado dos EUA tem aconselhado os americanos a não viajarem para a Ucrânia “por causa dos perigos associados” representados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Sair da versão mobile