Wuhan – A Comissão de Recursos Hídricos de Changjiang do Ministério dos Recursos Hídricos lançou uma resposta de emergência de nível IV para o controle de inundações a partir do meio-dia deste sábado para lidar com cheias provocadas pela chuva no rio mais longo da China, o Yangtzé.
Desde as 8h00 da sexta-feira, chuvas torrenciais atingiram partes do Lago Poyang e do Rio Ganjiang, elevando os níveis de água ao patamar de alerta em algumas estações da bacia do Rio Yangtzé.
Meteorologistas disseram que chuvas fortes devem continuar atingindo alguns sistemas fluviais e principais afluentes do Yangtzé até segunda-feira, trazendo um alto risco de torrentes de montanhas e pequenas e médias inundações.
A Comissão de Recursos Hídricos de Changjiang notificou as províncias de Hunan, Jiangxi, Anhui e Jiangsu no centro e leste da China para que façam todos os esforços de prevenção e resposta de emergência para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.
A China tem um sistema de quatro níveis para a resposta de emergência de controle de inundação, com o nível I representando a resposta mais severa.