Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China refuta comentários de embaixador dos EUA sobre política antiepidêmica

Consumidores em shopping no distrito de Fengtai, Beijing, capital da China, em 9 de junho de 2022. (Xinhua/Li Xin)

Beijing – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, refutou nesta sexta-feira as observações do embaixador dos EUA na China, Nicholas Burns, sobre a abordagem dinâmica de zero-COVID da China.

“A razão pela qual a China adotou a abordagem dinâmica de zero-COVID é que colocamos a vida e a saúde de 1,4 bilhão de pessoas antes de qualquer outra coisa”, enfatizou Wang em uma coletiva de imprensa, acrescentando que é a materialização da filosofia de governança do Partido Comunista da China e do governo chinês, que é dar prioridade máxima para proteger o povo e suas vidas.

Ele disse que, enquanto a expectativa média de vida em alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos, diminuiu durante a pandemia, a da China aumentou constantemente nos últimos anos.

As medidas de contenção da COVID na China são constantemente ajustadas para responder melhor aos últimos desenvolvimentos da situação pandêmica, mostrando-se eficazes, explicou Wang.

Observando que a situação epidêmica geral na China tem se mantido estável, Wang salientou que o país controlou efetivamente a transmissão do vírus em Shanghai e em outros lugares, onde a vida e o trabalho estão voltando ao normal.

“Os fatos provam que os protocolos antiepidêmicos existentes podem ajudar a alcançar o objetivo dinâmico de zero-COVID”, ressaltou Wang, acrescentando que a política chinesa contra a COVID se adequa a sua realidade nacional e pode suportar o teste da história.

Graças às medidas de prevenção e controle epidêmicos baseadas na ciência, precisas e eficazes, a China não só atenuou o impacto do coronavírus no desenvolvimento econômico e social em grande medida, mas alcançou um crescimento econômico constante, exaltou Wang.

“De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas, a economia da China gradualmente emergiu da sombra da COVID-19, com os principais índices mostrando melhor desempenho em maio. A economia da China mostrou impulso de recuperação”, apontou Wang.

Observando que o comércio exterior da China subiu 8,3% e o investimento estrangeiro direto expandiu 17,3% em termos anuais no período de janeiro a maio, Wang disse que a China está totalmente confiante em garantir uma resposta eficaz à COVID, desempenho econômico estável e desenvolvimento seguro.

“No mesmo período, os investimentos da República da Coreia, dos Estados Unidos e da Alemanha subiram 52,8%, 27,1% e 21,4%, respectivamente”, observou Wang.

“Esses números específicos refletem o interesse genuíno dos investidores estrangeiros no investimento na China e a confiança no desenvolvimento socioeconômico do país”, acrescentou.

Wang destacou que é uma evidência clara de que uma resposta eficaz à COVID fornece uma boa base para o desenvolvimento socioeconômico e uma condição importante para promover um ambiente de negócios favorável.

“Estamos plenamente confiantes em garantir um controle eficaz da COVID, desempenho econômico estável e desenvolvimento seguro”, acrescentou.

Sair da versão mobile