Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi conversa com Putin por telefone

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, teve na tarde da quarta-feira uma conversa telefônica com seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Durante a conversa, Xi observou que, desde o início deste ano, as relações bilaterais mantiveram um bom impulso de desenvolvimento diante das turbulências e transformações globais.

A cooperação econômica e comercial entre os dois países fez progressos constantes, disse Xi, acrescentando que a ponte rodoviária transfronteiriça Heihe-Blagoveshchensk já foi aberta ao tráfego, criando um novo canal que conecta os dois países.

O lado chinês está pronto para trabalhar com o lado russo para buscar desenvolvimento constante e de longo prazo da cooperação bilateral prática, disse Xi.

A China está disposta a trabalhar com a Rússia para continuar apoiando uma à outra em seus respectivos interesses fundamentais em relação à soberania e segurança, bem como em suas principais preocupações, aprofundando sua coordenação estratégica e fortalecendo a comunicação e coordenação em organizações internacionais e regionais importantes, tais como as Nações Unidas, o mecanismo do BRICS e a Organização de Cooperação de Shanghai, ressaltou Xi.

A China também está disposta a trabalhar com a Rússia para promover a solidariedade e a cooperação entre os países de mercado emergente e as nações em desenvolvimento, e buscar o desenvolvimento da ordem internacional e da governança global em uma direção mais justa e razoável, acrescentou.

Por sua parte, Putin disse que o lado russo parabeniza sinceramente a China por suas notáveis conquistas de desenvolvimento sob a forte liderança de Xi.

Desde o início do ano, a cooperação prática entre a Rússia e a China vem se desenvolvendo constantemente, disse ele, acrescentando que a Rússia apoia a Iniciativa de Segurança Global proposta pelo lado chinês, e se opõe a qualquer força para interferir nos assuntos internos da China usando as chamadas questões relativas a Xinjiang, Hong Kong e Taiwan, entre outras, como desculpa.

Ele observou que a Rússia está pronta para fortalecer a coordenação multilateral com a China, a fim de fazer esforços construtivos para impulsionar a multipolarização do mundo, e estabelecer uma ordem internacional mais justa e razoável.

Os dois chefes de Estado também trocaram opiniões sobre a questão da Ucrânia. Xi enfatizou que a China sempre avaliou independentemente a situação com base no contexto histórico e nos méritos da questão, e promoveu ativamente a paz mundial e a estabilidade da ordem econômica global.

Todas as partes devem buscar uma solução adequada da crise da Ucrânia de forma responsável, destacou Xi, acrescentando que a China, para este fim, continuará a desempenhar seu devido papel.

Sair da versão mobile