Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Máquina perfuradora de túnel da China começará a operar em Portugal

Tianjin – Uma perfuradora de túnel de equilíbrio de pressão de terra (TBM, sigla em inglês) desenvolvida e produzida na China foi carregada e zarpou nesta quarta-feira no porto de Tianjin, no norte do país, para Lisboa, capital de Portugal.

A máquina, primeira do tipo da China entregue a Portugal, é desenvolvida e produzida independentemente pela China Railway Engineering Equipment Group (Tianjin) Co., Ltd (CREG).

A TBM obteve a aprovação da fábrica por meio de vídeo ao vivo com o cliente português em abril. Será utilizada para a construção de um túnel de drenagem em Lisboa.

A TBM é um equipamento essencial para perfuração de túneis na construção de infraestrutura, incluindo metrôs, túneis, ferrovias e oleodutos. É conhecida como a rainha das máquinas de construção e é uma espécie de equipamento de ponta que integra várias tecnologias.

“O equipamento atende às normas de certificação CE e às normas nacionais de Portugal e França. Foi especialmente projetado de acordo com as características geológicas de Lisboa”, disse Liu Hao, designer da máquina.

De acordo com os requisitos do cliente português, uma plataforma de operação elétrica de seis metros de comprimento e 60 centímetros de largura foi configurada para garantir a segurança dos operadores, pois o quadro de alta tensão deste TBM enfrenta o risco de vazamento elétrico nos estratos de alto teor de água de Lisboa.

Seguindo o princípio de “um projeto para uma máquina” da indústria de TBM, para este projeto, a equipe de design do CREG otimizou a cabeça de corte e equipou com sistema de controle avançado, para que a máquina possa atender aos requisitos tanto do solo macio quanto dos estratos rochosos para a escavação de túneis.

De acordo com Zhao Hua, presidente da CREG, as TBM fabricadas pela China foram exportadas para mais de 30 países e regiões ao longo do “Cinturão e Rota”, incluindo Cingapura, Índia, Itália, França, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Austrália, fornecendo novas soluções para a construção local de túneis.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo