Beijing, 15 jun – As vendas no varejo caíram a um ritmo mais lento em maio na China, pois a demanda doméstica melhorou gradualmente, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira.
As vendas no varejo de bens de consumo no país, um dos principais indicadores de crescimento do consumo, caíram 6,7% em termos anuais em maio, para 3,35 trilhões de yuans (US$ 496,16 bilhões), informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
A queda foi 4,4 pontos percentuais menor que a registrada em abril.
Entre janeiro e maio, as vendas no varejo de bens de consumo da China ficaram em 17,17 trilhões de yuans, uma queda anual de 1,5%.
A demanda doméstica chinesa recuperou-se no mês passado, disse o porta-voz do DNE, Fu Linghui, atribuindo o menor declínio à melhoria da situação epidêmica e das atividades comerciais, bem como políticas governamentais destinadas a estimular o investimento e o consumo.
No mês passado, as vendas de necessidades diárias registraram um crescimento estável. As vendas de grandes empresas de bebidas saltaram 7,7% e as de grãos, óleo comestível e outros produtos alimentícios subiram 12,3%, mostraram dados do DNE.
O consumo online continuou a reforçar as vendas no varejo. Nos primeiros cinco meses de 2022, as vendas online de bens físicos subiram 5,6%, com a proporção de vendas no varejo aumentando.
As vendas dos principais supermercados cresceram 4% ano a ano no período de janeiro a maio, enquanto as de lojas de conveniência cresceram 4,7% em termos anuais, mostraram os dados.
O setor de catering, um dos mais atingidos pela COVID-19, viu seu faturamento cair 8,5% ano a ano nos primeiros cinco meses.
Fu espera que o consumo se torne um motor mais forte do crescimento econômico da China, dizendo que o consumo se recuperará a um ritmo mais rápido à medida que a vida das pessoas voltar ao normal.
“Embora o consumo ainda esteja se recuperando das consequências da COVID-19, o impulso continuará pois as medidas de prevenção e controle da epidemia entram gradualmente em vigor e o mercado de trabalho permanece estável”, disse Fu.