Trípoli – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) expressou no sábado preocupação com os confrontos que eclodiram na capital da Líbia, Trípoli, na noite de sexta-feira entre grupos armados.
“A UNSMIL recebeu relatos de confrontos em Trípoli na noite passada entre grupos armados, que colocaram em risco a vida de civis, e separadamente de mobilização de grupos armados junto com armas pesadas de áreas ao redor de Trípoli”, comunicou a UNSMIL.
Uma fonte de segurança local disse à Xinhua que pelo menos 4 pessoas ficaram feridas nos confrontos. Os grupos armados ainda não foram identificados.
A UNSMIL está profundamente preocupada com esses desenvolvimentos, durante um período extremamente sensível de polarização política que a Organização das Nações Unidas, parceiros internacionais e líbios preocupados estão fazendo esforços para resolver, inclusive por meio de rodadas de diálogos iminentes no Egito, segundo o comunicado.
A missão da ONU pediu a todas as partes na Líbia que exerçam o máximo de contenção e resolvam as disputas por meio do diálogo para preservar a frágil estabilidade do país.
O primeiro-ministro líbio, Abdul-Hamid Dbeibah, condenou os confrontos e emitiu ordens para interromper os confrontos e proteger a área.
A Líbia sofre com a insegurança e o caos desde a queda do regime do falecido líder Muammar Gaddafi em 2011.