Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China expressa firme oposição à resolução de Xinjiang pelo Parlamento Europeu

Beijing – You Wenze, porta-voz do Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Popular Nacional, manifestou nesta sexta-feira a firme oposição a uma chamada resolução recém-aprovada pelo Parlamento Europeu sobre “a situação dos direitos humanos em Xinjiang”.

A China se opõe firmemente à “manipulação política e à interferência grosseira do Parlamento Europeu nos assuntos internos da China sob o pretexto de direitos humanos”, disse You Wenze.

Desde a fundação da Nova China há mais de 70 anos, progressos contínuos foram feitos na causa dos direitos humanos na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China, afirmou.

Os esforços do país no combate ao terrorismo e à desradicalização garantiram a segurança da vida e dos bens das pessoas de todos os grupos étnicos em Xinjiang, dando contribuições positivas para a causa dos direitos humanos em todo o mundo e para a luta global contra o terrorismo, acrescentou.

“Xinjiang está atualmente no melhor período de desenvolvimento da história com estabilidade social, prosperidade econômica e os moradores vivendo uma vida pacífica e feliz”, observou o porta-voz.

As tentativas das forças contra a China no Parlamento Europeu de difamar e caluniar a política de Xinjiang visam semear discórdia entre vários grupos étnicos chineses, manchar a imagem do país e conter seu desenvolvimento, afirmou, acrescentando que todos esses atos estão fadados ao fracasso.

Questões relacionadas a Xinjiang não são de forma alguma sobre direitos humanos, etnia ou religião, mas sobre combater o terrorismo violento e o separatismo, indicou.

Os assuntos de Xinjiang são puramente assuntos internos da China e não toleram interferências externas, disse You, exortando o Parlamento Europeu a parar imediatamente de interferir nos assuntos internos da China sob o pretexto de assuntos relacionados a Xinjiang. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo