Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Taikonautas da Shenzhou-14 realizarão 24 experimentos médicos no espaço

Beijing, 10 jun – Os taikonautas da tripulação da Shenzhou-14 realizarão 24 experimentos médicos em órbita durante sua estadia de seis meses na estação espacial chinesa, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China nesta quinta-feira.

Esses experimentos médicos espaciais são projetados principalmente para estudar como o ambiente sem peso e os voos espaciais afetam os taikonautas, explicou Li Yinghui, vice-designer-chefe do sistema de taikonautas do programa espacial tripulado da China.

Comparado com as missões tripuladas anteriores, a Shenzhou-14 coletará amostras de fluidos corporais, incluindo sangue, urina e saliva de taikonautas. O trio também usará métodos ópticos não invasivos para medir a perda muscular e analisar metabólitos da urina.

Li também observou que os dados do corpo coletados pelos taikonautas da Shenzhou-12 e Shenzhou-13 estabeleceram uma boa base para pesquisas subsequentes pela tripulação da Shenzhou-14.

A China lançou em 5 de junho a missão Shenzhou-14 com três pessoas, que é a terceira tripulação do projeto da estação espacial do país. O trio de taikonautas cooperará com a equipe terrestre para concluir a montagem e construção da estação espacial Tiangong. Eles também trabalharão em seus gabinetes de experimentos para exploração científica da vida, ecologia e biotecnologia.

Sair da versão mobile