Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Telescópio FAST da China detecta explosão rápida de rádio misteriosa e repetitiva

Foto panorâmica do Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) em manutenção na Província de Guizhou, sudoeste da China. (Foto de arquivo/Xinhua/Ou Dongqu)

Beijing, 9 jun – Cientistas encontraram uma explosão rápida de rádio (FRB, em inglês) altamente ativa e repetitiva, apenas o segundo exemplo desse tipo, que está sugerindo o quadro evolutivo desses misteriosos eventos cósmicos.

FRBs são transientes astronômicos mais brilhantes de duração de milissegundos em bandas de rádio com origens ainda desconhecidas. Menos de cinco por cento delas já detectadas foram vistos se repetindo e apenas algumas são persistentemente ativas.

Usando o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST), também apelidado de “China Sky Eye”, uma equipe internacional liderada por astrônomos dos Observatórios Astronômicos Nacionais (NAOC, em inglês) da Academia Chinesa de Ciências descobriu e localizou uma FRB de ativa repetição, chamada FRB 20190520B, em uma galáxia anã pobre em metal a quase três bilhões de anos-luz da Terra.

Em seguida, telescópios como o Very Large Array, o telescópio Palomar, o telescópio Keck, o telescópio Subaru e o telescópio Canada-França-Havaí continuaram as observações para confirmar a FRB 20190520B.

Os cientistas disseram que a FRB 20190520B parece residir em um ambiente de plasma complexo semelhante ao de uma supernova super luminosa, sugerindo que pode ser uma “recém-nascida”.

É o segundo exemplo de uma FRB altamente ativa com explosões repetidas e emissão de rádio persistente entre explosões proveniente de uma região compacta, após a descoberta da primeira repetidora FRB 20121102A em 2016, segundo o estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

As diferenças entre essas duas FRBs e todas as outras sugeriram a possibilidade de que possa haver dois tipos diferentes de FRBs, disseram os pesquisadores.

Agora, os candidatos para as fontes de FRB são as estrelas de nêutrons superdensas, geradas depois que uma estrela massiva explodiu como uma supernova, ou estrelas de nêutrons com campos magnéticos ultra-fortes, chamadas magnetares.

Os astrônomos disseram que pode haver dois mecanismos diferentes ou que os objetos que as produzem agem de maneira diferente em diferentes estágios de sua evolução.

“Postulamos ainda que FRB 20121102A e FRB 20190520B representam o estágio inicial de uma população de FRB em evolução”, disse o co-autor correspondente do artigo, Li Di, dos NAOC.

“Uma imagem coerente da origem e evolução das FRBs provavelmente surgirá em alguns anos”, disse Li.

Localizado em uma depressão cárstica naturalmente profunda e redonda na Província de Guizhou, no sudoeste da China, o FAST iniciou sua operação formal em janeiro de 2020 e abriu oficialmente ao mundo em 31 de março de 2021. Acredita-se que seja o radiotelescópio mais sensível do mundo.

Sair da versão mobile