Ancara – O ministro da Defesa turco, Hulusi Akara, anunciou que “muito progresso” foi feito em um plano para retomar as exportações de grãos dos portos ucranianos, informou a Agência semioficial Anadolu na terça-feira.
A Turquia coordena o trabalho entre a Ucrânia, a Rússia e a Organização das Nações Unidas sobre questões relacionadas à remoção de minas marítimas que flutuam no porto de Odesa e em outros lugares ao longo da costa da Ucrânia, segundo Akara.
“Estamos fazendo esforços para concluir isso o mais rápido possível”, disse o ministro turco, citado pela Anadolu.
“Todo mundo quer ter certeza de algo mutuamente. Estamos trabalhando para garantir essa confiança”, acrescentou ele.
Dados os desafios atuais no mercado global de alimentos, a Rússia poderia exportar os volumes necessários de fertilizantes e produtos agrícolas se as sanções ocidentais fossem suspensas, afirmou o Kremlin mais cedo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, deve visitar a capital da Turquia, Ancara, na quarta-feira, para conversas sobre a criação de um corredor marítimo para a exportação de mercadorias da Ucrânia, já que o conflito em curso com a Rússia levou ao bloqueio de seus portos.
Ancara afirmou que está pronta para assumir um papel dentro de um “mecanismo de observação” se um acordo sobre as exportações de grãos da Ucrânia for alcançado.
A mídia local informou que a marinha da Turquia pode escoltar navios-tanque que saem da Ucrânia, que passarão pelo estreito turco para chegar aos mercados mundiais.