Jiuquan – A nave espacial tripulada Shenzhou-14 será lançada por volta das 10h44 deste domingo (horário de Beijing) a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA , na sigla em inglês) neste sábado.
Depois de entrar em órbita, a nave espacial adotará um rápido encontro automatizado e acoplamento com o porto radial do módulo central Tianhe da estação espacial, formando um complexo com o Tianhe, bem como as espaçonaves de carga Tianzhou-3 e Tianzhou-4, disse Lin Xiqiang, vice-diretor da CMSA, em uma coletiva de imprensa realizada no centro de lançamento.
Atualmente, o complexo de Tianhe, Tianzhou-3 e Tianzhou-4 funciona em condições normais e está pronto para o encontro, acoplamento e entrada dos astronautas, disse Lin.
A qualidade da nave espacial Shenzhou-14 e do foguete transportador Longa Marcha-2F foi cuidadosamente verificada. A tripulação está em boa condição e as instalações do sistema terrestre estão em operação estável, disse Lin.
Todos os preparativos para o lançamento foram basicamente concluídos, afirmou Lin.